70
Anterior
Moçambique é "chave" para Portugal sair da crise
Seguinte
Santander com lucro de 31 milhões de euros
Página Inicial   >  Economia  >   Gaspar não garante reposição de subsídios

Gaspar não garante reposição de subsídios

Reposição gradual dos subsídios de férias e Natal a partir de 2015 não é "um compromisso", adiantou o ministro das Finanças, contrariando as afirmações do primeiro-ministro.
Lusa |
Vítor Gaspar voltou a falar sobre a questão dos subsídios
Vítor Gaspar voltou a falar sobre a questão dos subsídios / Tiago Petinga/Lusa

A reposição gradual dos subsídios de férias e Natal a partir de 2015, prevista no documento de estratégia orçamental (DEO) do Governo, é uma "perspetiva técnica" e não uma "decisão política", disse hoje o ministro das Finanças.

Em declarações perante a comissão parlamentar do Orçamento, Vítor Gaspar recusou comprometer-se com uma data específica para o regresso destas prestações, que foram suspensas para funcionários públicos e pensionistas.

O deputado social-democrata bracarense Nuno Reis mencionou que no DEO está prevista a possibilidade de repor os subsídios a um ritmo de 25 por cento por ano a partir de 2015 - voltando ao total em 2018.

Em resposta, Vítor Gaspar disse que há uma "considerável incerteza" à volta da evolução da economia portuguesa e da europeia.

"Não é possível de forma definitiva projetar o que vai acontecer nos anos seguintes", disse Gaspar. Assim, a hipótese de repor 25% dos subsídios em 2015 é uma mera "perspetiva técnica" e não "um compromisso".

No dia 30 de Abril, durante uma visita à Ovibeja, Pedro Passos Coelho tinha garantido a reposição gradual dos subsídios de Natal e de Férias a partir de 2015.

"A partir de 2015  iniciaremos a reposição dos subsídios e dos cortes salariais retirados aos funcionários públicos", afirmou o primeiro-ministro, reforçando: "O nosso desejo é que os subsídios sejam repostos rapidamente".


Opinião


Multimédia

O papa-medalhas que veio do espaço

O atleta português mais medalhado de sempre, Francisco Vicente, regressou dos campeonatos europeus de veteranos, na Turquia, com novas lembranças ao pescoço. Três de ouro e duas de prata para juntar à coleção. Tem 81 medalhas, uma por cada ano de vida.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola, em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

United Colors of Gnocchi

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Strogonoff de peixe espada preto

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Caril de banana

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Tem três minutinhos? Vamos explicar-lhe o que muda no orçamento de 350 mil portugueses (e no de muitas empresas)

O novo salário mínimo entrou em vigor. São mais €20 brutos para cerca de 350 mil portugueses (números do Ministério da Segurança Social, porque os sindicatos falam em 500 mil trabalhadores). Mudou o valor, mas também os descontos que as empresas fazem para a Segurança Social. Porque se trata de uma medida que afeta a vida de muitos portugueses, queremos explicar o que se perde e o que se ganha, o que se altera e o que se mantém.

Cantaril com risotto de espargos

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Music fighter: temos Marco Paulo e Bruno Nogueira numa batalha épica

Está preparado para um dos encontros mais improváveis na história da música portuguesa? O humorista Bruno Nogueira e a cantora Manuela Azevedo, dos Clã, pegaram em várias músicas consideradas "pimba" - daquelas que ninguém admite ouvir mas que, no fundo, todos vão dançar assim que começam a tocar - e deram-lhe novos arranjos, num projeto que chegou aos coliseus de Lisboa e do Porto.  "Ninguém, ninguém", de Marco Paulo, tem possivelmente a introdução mais acelerada e frenética do panorama musical português. Mas, no frente-a-frente, quem é o mais rápido? Vai um tira-teimas à antiga?

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.


Comentários 70 Comentar
ordenar por:
mais votados
SOMOS ROUBADOS E...
O ladrão ainda impõe condições para devolver o roubo?
O Estado Português pessoal de bem??????
O ultra tecnocrata Gaspar não está em condições
Re: O ultra tecnocrata Gaspar não está em condiçõe
Re: SOMOS ROUBADOS E...
Governo do Passos é um Litigante de má fé !
Gaspar nem tem garantias de ser governante...
em 2015.

Mas, acha, senhor ministro, que este seu esclarecimento adianta para alguma coisa?

No dia em que o actual PM disse ir além da Troika e naquele dia em que decidiu violar a CRP, desrespeitando, entre outros, o princípio da igualdade, já sabíamos que enquanto este governo durar, os subsídios não vão voltar.

E só irão regressar se, em altura de eleições, lhes valerem votos (a este ou a outro governo, deste ou de outro partido).

Em média, cada FP vai entregar ao Estado 10 mil euros por causa de uma crise que não foram aqueles que a originaram e por causa de decisões que não tomaram!
Re: Gaspar nem tem garantias de ser governante...
Re: Gaspar nem tem garantias de ser governante...
Re: Gaspar nem tem garantias de ser governante...
Re: Gaspar nem tem garantias de ser governante...
Re: Gaspar nem tem garantias de ser governante...
Re: Gaspar nem tem garantias de ser governante...
NINGUEM PODE GARANTIR NADA
pois o país não é solvente e não possui meios suficientes para garantir o mais mínimo... como as prestações sociais.
Portugal viu com a revolução o seu aparelho produtivo totalmente destruído. Desde então tem vivido essencialmente de modo artificial, á base de crédito.
Esta tendência ainda se mantem. O problema foi o consulado do PS de Sócrates q em nome da crise financeira internacional - Portugal só indirectamente foi prejudicado - fez disparar os custos fixos não só da máquina estatal como também do endividamento publico. O país deixou de merecer a consideração própria dos países credíveis e cumpridores e, daí a escalada dos juros q desembocaram no bailout em vigor.
O trabalho de casa que se deveria ter exigido aos políticos não foi feito. Foi inclusivamente ignorado por TODOS e o país, hoje, não tem defesas a q se agarrar. Rotundas, estradas e auto estradas foram feitas p entreter o povo!
Metaforicamente falando, Portugal é um seropositivo que se move num ambiente d perigosas infecções; as suas defesas são fracas e a probabilidade de apanhar uma infecção mortal é enorme.
Falar a verdade é o mínimo q se exige. Foram as mentiras q conduziram Portugal ao actual estado penoso, lastimoso e vergonhoso. Os portugueses têm q saber com o q contam d modo a não repetir os erros do passado e, a ponderar bem e informar-se melhor sempre q é chamado a votar
Re: NINGUEM PODE GARANTIR NADA
Re: NINGUEM PODE GARANTIR NADA
Re: NINGUEM PODE GARANTIR NADA
Re: NINGUEM PODE GARANTIR NADA
Re: NINGUEM PODE GARANTIR NADA
Re: NINGUEM PODE GARANTIR NADA
Re: NINGUEM PODE GARANTIR NADA
Re: NINGUEM PODE GARANTIR NADA
Re: NINGUEM PODE GARANTIR NADA
Re: NINGUEM PODE GARANTIR NADA
Re: NINGUEM PODE GARANTIR NADA
Re: NINGUEM PODE GARANTIR NADA
Re: NINGUEM PODE GARANTIR NADA
Re: NINGUEM PODE GARANTIR NADA
Violando a CRP, leis, contratos, boa fé... enfim!
...
Pobres FP!
Pobres reformados!
  Estes viram a sua pensão calculada com base nos descontos que fizeram e nos anos em que descontaram. De acordo com a lei e sempre na convicção de que estava a entregar o dinheiro a alguém HONRADO e capaz de cumprir o acordado...

Pois agora, sem acordo, violando a lei "roubam o reformado"...
Para o regabofe comtinua a haver dinheiro para gastar e esbanjar!

Vêm, agora, estes burlões falar em reposição daquilo que espoliaram...
Metem nojo!
Conversa de burlão!
Então ele quer fazer passar a mensagem subliminar de ainda lá estão em 2015/2016...!
Tristeza!
  Conversa de burlões
Re: Violando a CRP, leis, contratos, boa fé... enf
Re: Violando a CRP, leis, contratos, boa fé... enf
Re: Violando a CRP, leis, contratos, boa fé... enf
Re: Violando a CRP, leis, contratos, boa fé... enf
Re: Violando a CRP, leis, contratos, boa fé... enf
Re: Violando a CRP, leis, contratos, boa fé... enf
Bom pagador
Este é como aquele gajo que diz que paga, mas, não sabe quando.
Re: Bom pagador
«Não é um compromisso»
Mesmo que o fosse, quem é que ia acreditar nele?
Assim sendo, é igual das duas formas: «compromisso» ou «perspectiva técnica» são tudo a mesma coisa (ou seja, a mesma tanga)...
AQUILO QUE PARECIA IMPOSSÍVEL ...AFINAL É POSSÍVEL
Para quem achava impossível um Governo mais mentiroso, mais trafulha / trapaceiro que o Governo anterior ... pode agora concluir que afinal era possível ...
É que o actual Governo consegue ser ainda mais mentiroso, trafulha / trapaceiro que o anterior ...

Se este Governo encontrou o país numa situação bastante difícil ... o próximo encontrará o país numa situação ainda mais difícil ... bem ... isto é ... se ainda restar alguma coisa a que se possa chamar país ... e se houver próximo ... Governo ...

PS - E depois do Pinócrates ... agora temos ...o Coelhóquio, o Relvasóquio, o Macedóquio, o Gasparóquio ... e por aí fora ...

Re: AQUILO QUE PARECIA IMPOSSÍVEL ...AFINAL É POSS
Re: AQUILO QUE PARECIA IMPOSSÍVEL ...AFINAL É POSS
Vitor Gaspar vai presidir ao Eurogrupo
E quer levar uma boa folha de serviços.
'Gaspar não garante reposição de subsídios

...e Passos Coelho revelará amanhã que afinal as afirmações dele de reposição dos subsídios também foram um lapso.

...De lapso em lapso até à vitória final!
Re: 'Gaspar não garante reposição de subsídios
Grande farsola!

a governar com o dinheiro dos outros, até eu não faria pior!

Se quiseres eu mando-te uma lista aonde deves ir buscar o dinheiro...

És tu, a EDP, a Galp e outros que tais...
Que ensino pode o Crato implementar...


se pairamos sobre um ninho de mentirosos?

Que se pode ensinar a estas crianças...

Não mentir aprende-se logo ao nascer...

e afinal de contas é tudo mentira!
o ensino da batata frita
Gaspar é um aldrabão
Veladamente vem admitir aquilo que todos já sabem e que não é possível continuar a esconder. A novela à roda da eleição para o tribunal constitucional dá muita jeito a certa gente.
Mestrandos
Esta cambada que nos governa, não sei por quanto tempo, mas seja o que for é demais, são alunos do mestrado em "Conto do vigário", ministrado pela universidade das Portas de Santo Antão. Ao é deles os burlões do "Anel de latão" são uns meninos de coro e devem ter emigrado todos pois com concorrentes destes não tem hipótese de se arranjar por cá. Como é possível, só um POVO como o nosso é que pode ter eleito tais vermes e suportar tal governo.
Trata-se de um concurso...
... para saber qual destes vigaristas (Vítor Gaspar e Passos Coelho) é o mais VÍGARO!
Político
Que seja sério, não tem lugar nesta democracia e se não tiver os dotes de mentiroso pior ainda.
Comentários 70 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub