Anterior
Algarve: Homem encontrado carbonizado dentro de carro
Seguinte
Ana Moura vai levar o fado a banda alemã
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >   França aprova lei que proíbe véu islâmico em espaços públicos

França aprova lei que proíbe véu islâmico em espaços públicos

Promulgação da lei aprovada hoje no Parlamento está ainda dependente do parecer do Conselho Constitucional. É o primeiro país europeu a proceder a esta interdição.
Lusa |
Quem violar a lei arrisca uma pena de multa de €150 ou estágio de cidadania
Quem violar a lei arrisca uma pena de multa de €150 ou estágio de cidadania / David Vincent/AP

O parlamento francês aprovou hoje definitivamente, com o voto do senado, o projeto de lei que interdita o uso do véu islâmico integral em espaços públicos, a entrar em vigor na primavera de 2011.  

A promulgação da lei está ainda dependente da emissão de um parecer do Conselho Constitucional, que se deverá pronunciar dentro de um mês. 

França, onde o véu integral é usado por cerca de 190 mulheres, segundo estimativas oficiais, torna-se assim o primeiro país europeu a proceder a esta interdição generalizada. 

Uma medida similar está em curso de adoção na Bélgica. 

Multa e estágio de cidadania


O texto não visa expressamente o véu integral, mas sim "a dissimulação do rosto no espaço público", o que inclui as ruas, mas também "os lugares abertos ao público", como estabelecimentos comerciais, transportes, parques ou cafés, ou "lugares afetos a um serviço público", como autarquias, escolas e hospitais. 

O texto proibirá de facto o uso do 'niqab', que só deixa ver os olhos, e da ´burca´, que cobre todo o corpo, sob pena de uma multa de 150 euros ou de um estágio de cidadania. 

A interdição só entrará em vigor na primavera de 2011, depois de seis meses de "pedagogia". 

Qualquer pessoa que obrigue uma mulher a cobrir-se da forma que agora é proibida incorrerá na pena de um ano de prisão e de 30 mil euros de multa, segundo um novo delito, efetivo assim que a lei for promulgada. 

O Conselho de Estado, a mais alta jurisdição administrativa, emitira reservas sobre uma interdição generalizada do véu integral, recomendando que fosse limitada a apenas alguns espaços públicos.    



Opinião


Multimédia

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.

Ó Capitão! meu Capitão! ergue-te e ouve os sinos

Ele foi a nossa ama... desajeitada. Ele foi o professor que nos inspirou no liceu. Ele trouxe alegria, mesmo nas alturas mais difíceis. Ele indicou-nos o caminho na faculdade. Ele ensinou-nos a manter a postura, mas também a quebrar preconceitos. Ele ensinou-nos que a vida é para ser aproveitada a cada instante. Ó capitão, meu capitão, crescemos contigo e vamos ter de envelhecer sem ti. 

Crumble. A sobremesa mais fácil do mundo

Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida, especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.


Comentários 19 Comentar
ordenar por:
mais votados
É NECESSARIO ARREPIAR CAMINHO!
O islão é a maior ameaça á civilização cristã. O laxismo decorrente das ditas teses progressistas, o relativismo com q tudo é encarado e o politicamente correcto levaram os europeus a deixar d cuidar do q é seu. Não me estou a referir a um qualquer bem mas sim aos valores q nos diferenciam d todas as outras culturas e q vão buscar a sua origem aos valores judaicos cristãos. Tudo tem sido teorizado no sentido do enfraquecimento. Este exercício suicida é promovido por muitos d nós. Os princípios e regras das nossas democracias são exaustivamente interpretados permitindo a sua subversão por parte das minorias em detrimento d imensas maiorias. Deixamos d ter os limites q qualquer civilização q queira sobreviver tem q saber ter e preservar. Nem tudo pode ser relativo pois se tudo for negociável perde-se a essência e no presente tema a essência é a matriz cultural q se manifesta no Ser e Estar d toda uma população q habita um continente e q ao longo dos seus séculos d historia discutiu, lutou, reformou e evoluiu. Hoje somos ameaçados, todos, por um crescente perigo q se chama islão. Á conta do negligente sindroma do “deixa andar” instalaram-se nas nossas sociedades comunidades q sob a capa do ser diferente e da procura d uma vida melhor querem, uma vez instalados, subverter o sistema q os acolheu e jamais os questionou. Abusam da tolerância da ainda maioria, subvertem as regras alterando os compromissos e equilibrios e silenciosamente vao mantando a nossa liberdade e pluralismo.
Re: É NECESSARIO ARREPIAR CAMINHO!
Muito bem.
Acho muito bem este tipo de medidas. A Europa peca pelo seu excesso de liberdade. Existe falta de controlo sobre os cidadãos. E faltam regras para garantir a nossa soberania.

Se não vejamos.

Em muitos países árabes as mulheres sejam muçulmanas ou não são obrigadas a usar o véu ou até a burca.

As leis islâmicas são muito mais rígidas que as nossas e não têm qualquer respeito pela vida humana. Ora vejamos os recentes casos das sentenças de apedrejamento de mulheres fundamentadas apenas em uma acusação, ou dos americanos detidos no irão sobre acusação de espionagem.

Os islâmicos queimam bandeiras e figuras de políticos ocidentais e não têm receio das manifestações nos países ocidentais em relação a isso. Mas o contrário!!! Ai meu Deus, vejam o que fizeram quando o pastor baptista no EUA na semana passada ameaçou queimar 200 corões! Toda a gente deu importância e condenou esta ideia!

Vejamos os ataques suicidas que ocorreram em N.I. em 11/9/01, em Madrid 2004 e em Londres em 2006. Foram todos perpetrados por muçulmanos residentes nestes países em que alguns deles até eram naturais.

Temos que fazer um exercício de reflexão e ver até que ponto podemos dar a nossa rica liberdade e deixar de defender os nossos ideais, para que outros mal intencionados se aproveitem da nossa liberdade.

Quem sabe se um dia um terrorista usando uma burca não pode passar despercebido sem qualquer hipótese de ser identificado e realizar um ataque terrorista!

Pensem...
Re: Muito bem.
Re: Muito bem.
Não misturar as coisas!!! A Turquia não!!
Re: Não misturar as coisas!!! A Turquia não!!
Continua equivocado!!! A Turquia não e não!!
Re: Continua equivocado!!! A Turquia não e não!!
Falta de bom senso!!
Re: Muito bem.
Re: Muito bem.
Estágio de Cidadania
Estas mulheres devem ser educadas e obrigadas a aceitar o modo de vida ocidental, sob pena de não poderem viver na Europa. Isto porque estas vestes podem abrigar bombas e como nós sabemos que todos os muçulmanos são potencialmente recrutáveis, por uma questão de segurança, devem ser proibidas em toda a Europa.

Quando é que há coragem para aprovar uma norma europeia neste sentido?
Portugal tinha lei que proibia tapar a cara
Tanto quanto me lembro, Portugal tinha uma lei que proibia andar na rua de cara tapada. Mesmo no Carnaval só se podia andar de máscara em determinados locais. Não sei se essa lei ainda se encontra em vigor. Se assim for o problema das mulheres muçulmanas está resolvido no nosso país.
Gostaria que alguém me elucidasse sobre este assunto.
Islão = Fascismo = Comunismo
Logo, há que acabar com o islão, antes que o islão acabe connosco.
Se se conseguiu derrotar o fascismo e o comunismo, também é possível acabar com islamismo e o próprio islão.
Se houver que defender a liberdade com violência, use-se.
De acordo e ponto!!
Estou de acordo e a norma deveria ser Europeia. sinto muito que possa parecer pouco de acordo com o ideal de liberdade mas honestamente já chega de tanta liberalismo e para mais nem é reciprocuo porque se uma mulher portuguesa ou de qualquer outro pais europeu quiser visitar ou ir em trabalho à Arabia Saudita têm que sair à rua de cabeça coberta então porque não podemos nós obrigar-los também a vestir-se ao nosso modo.
cá devia ser igual
para pirilampos já temos o "pirilampo mágico", este sim é por uma boa causa.
Parabéns à França...
por ter a coragem que tanto faz falta aos restantes países da Europa.
Muito bem, apoiado
Muito bem, apoiado a proibição de andar mascarado o ano todo isto não é carnaval todos os dias é uma vez por ano:Que usem no seu país não tenho nada a ver com isso embora não goste dessa proibição da liberdade das mulheres mas na Europa têm que cumprir com as nossas leis senão RUA,OUT,GO HOME!
Comentários 19 Comentar

Últimas

Ver mais

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub