16 de abril de 2014 às 8:01
Página Inicial  ⁄  Economia  ⁄  Golden Broker  ⁄  Comentário Diário  ⁄  Fortes quedas na Europa (eleições presidenciais e dados económicos negativos)

Fortes quedas na Europa (eleições presidenciais e dados económicos negativos)

Na semana passada, os resultados positivos de várias empresas e a revisão pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) das previsões de crescimento da economia mundial animaram os investidores. Os receios quanto a um resgate a Espanha também estiveram sempre presentes.

Os índices europeus iniciaram a semana com fortes quedas, com os mercados a absorverem os resultados das eleições presidenciais francesas e maus dados económicos (Alemanha e Zona Euro).

A actividade industrial da Zona Euro e Alemanha diminuíram mais do esperado no mês de Abril. O PMI Manufacturing da Zona Euro saiu nos 46,0 pontos versus estimativa de 48,1 e o da Alemanha cifrou-se nos 46,3 pontos versus estimativa de 49 pontos.

O índice Euro Stoxx 50 segue com uma perda superior a 2%, com os dez sectores no vermelho. As quedas são mais significativas no sector financeiro e energético. A moeda única europeia segue a desvalorizar face à americana, transaccionando nos 1,3140 dólares (máximo nos 1,3210 dólares e mínimo nos 1,3134 dólares).

Destaque desta semana para a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA (primeiro trimestre do ano) e da decisão de política monetária da Reserva Federal americana. Serão ainda conhecidas as encomendas de bens duradouros à indústria americana no mês de Março. Na Europa vai ser divulgada a produção industrial e a primeira estimativa do PIB britânico (primeiro trimestre de 2012). O Eurostat irá dar a conhecer as encomendas à indústria da Zona Euro.



Teresa Pereira
Departamento de Consultoria e Research da Golden Broker

Comentários 0 Comentar
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub