Anterior
Benfica derrota luxemburgueses do Hamm
Seguinte
Fabio Capello é o novo selecionador russo
Página Inicial   >  Desporto  >   Federer cada vez mais o melhor tenista de sempre
com fotogaleria

Federer cada vez mais o melhor tenista de sempre

Roger Federer continua a fazer história no ténis. Desta vez bateu o recorde de semanas como número um mundial. Veja algumas imagens da carreira do suíço.
Federer está habituado a ganhar desde novo. Em Wimbledon, venceu pela primeira vez em 1998, em juniores
Federer está habituado a ganhar desde novo. Em Wimbledon, venceu pela primeira vez em 1998, em juniores / Getty

O suíço Roger Federer é já o tenista com mais tempo na liderança da classificação mundial ATP, num total de 287 semanas, e depois de na última semana ter igualado o recorde do norte-americano Peter Sampras (286).

Roger Federer chegou pela primeira vez ao topo da hierarquia mundial a 2 de fevereiro de 2004, e passou agora a ser o jogador que mais tempo permaneceu nesse trono, numa lista que apresenta alguns dos melhores do Mundo, entretanto já 'reformados'.

Pete Sampras esteve 286 semanas, o checo Ivan Lendl 270 e os norte-americanos Jimmy Connors e John McEnroe 268 e 170, respetivamente.

Na classificação publicada hoje, Roger Federer lidera o ranking mundial com 11.075 pontos, seguido  do sérvio Novak Djokovic, com 11.000, e do espanhol Rafael Nadal, com 8905.
 
Rui Machado é o único português no top-100, em 98.º lugar, tendo caído quatro posições (561 pontos), enquanto Frederico Gil é 111.º (502 pontos).

Wimbledon aumentou palmarés de Roger Federer 


A sétima vitória no Torneio de Wimbledon, conquistada na final com uma vitória por 4-6, 7-5, 6-3 e 6-4 sobre o britânico Andy Murray, permitiu a Roger Federer regressar ao topo da hierarquia mundial, da qual foi afastado em junho de 2010, destronando o sérvio Novak Djokovic.  

Djokovic, que foi eliminado pelo tenista suíço nas meias-finais do torneio de relva inglês, caiu para o segundo lugar do ranking, após 47 semanas na liderança, enquanto o espanhol Rafael Nadal desceu para a terceira posição, que era ocupada por Federer antes da realização do terceiro major de 2012.

Roger Federer aumentou para 17 o número de títulos conquistados no Grand Slam, aumentando um recorde que também tinha retirado há três anos a Sampras (14 troféus), o único tenista da "era Open" a vencer por sete vezes em Wimbledon, pois o britânico William Renshaw conseguiu idêntica proeza entre 1881 e 1989. 



Veja a fotogaleria:

Opinião


Multimédia

Cheesecake com manjericão e doce de tomate

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 2 Comentar
ordenar por:
mais votados
Único, mesmo que não volte a ganhar...
No final refere-se William Renshaw, q também ganhou 7 vezes em Winbledon. Mas os feitos não são, nem de muito longe, comparáveis. No tempo deste Renshaw o torneio disputava-se em moldes muito diferentes. O vencedor num ano disputava no ano seguinte apenas um encontro com o tenista q tivesse previamente vencido um torneio de candidatos. (Um sistema semelhante ao usado durante alguns anos nos campeonatos mundiais de xadrez.) O "Challenger" tinha de ganhar esse torneio prévio para disputar o título com o campeão do ano antecedente. Para disputar o encontro decisivo o challenger entrava desgastado por uma série de encontros e o campeão entrava fresco e tendo ao longo do torneio observado as forças e fraquezas do adversário. Nada, mesmo nada, a haver com a "era open". Federer é único.Mesmo q não volte a ganhar nunca mais.
Re: Único, mesmo que não volte a ganhar...
Comentários 2 Comentar

Últimas

BES quer vender ativos

Está em curso avaliação exaustiva dos ativos. Saída de alguns mercados internacionais está em ...

Ver mais

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub