Anterior
Face Oculta: Sampaio atestou "alto valor" de José Penedos
Seguinte
Face Oculta: José Penedos só fala no fim do processo
Página Inicial   >  Dossiês  >  Dossies Atualidade  >  Face Oculta  >   Face Oculta: José Penedos ouvido hoje em tribunal

Face Oculta: José Penedos ouvido hoje em tribunal

José Penedos é acusado de dois crimes de corrupção e dois de participação económica em negócio. Clique para visitar o dossiê Face Oculta
Lusa |

O ex-presidente da REN -Redes Elétricas Nacionais José Penedos é hoje ouvido no Tribunal Central de Instrução Criminal como arguido no processo Face Oculta acusado de dois crimes de corrupção e dois de participação económica em negócio.

Clique para aceder ao índice do Dossiê Face Oculta

Um dos seus advogados, Rui Patrício, explicou à agência Lusa que quem requereu a audição de José Penedos foram outros dois arguidos da REN, Vítor Batista e Fernando Santos. "O juiz notificou-me do pedido e nós acedemos a prestar declarações", disse.

Segundo Rui Patrício, o antigo secretário de Estado está disponível para ser interrogado pelas defesas dos arguidos, pelo juiz e pelo Ministério Público.

Vara fala amanhã


Ainda hoje, e a seguir à audição de José Penedos, deverão falar no tribunal outros três arguidos ligados à REN: Fernando Santos, Vítor Batista e António Almeida Costa. Na quarta-feira será a vez do antigo ministro e ex-administrador do Millenium/BCP Armando Vara.

A instrução é a fase processual que visa a comprovação por um juiz de instrução criminal da decisão do Ministério Público de acusar arguidos, competindo ao magistrado judicial levá-los ou não julgamento.

O Ministério Público acusou pessoas e duas empresas de centenas de crimes, entre corrupção, furto, burla, tráfico de influência e associação criminosa no âmbito do chamado caso Face Oculta, que está relacionado com alegados casos de corrupção e outros crimes económicos de um grupo empresarial de Ovar que integra a O2-Tratamento e Limpezas Ambientais.  
 



Opinião


Multimédia

Os assassínios, as execuções, as decapitações são as imagens mais chocantes de uma propaganda cada vez mais sofisticada. É a Jihad, que recruta guerrilheiros no ocidente para matar e morrer na Síria. O Expresso seguiu as pisadas de cinco jiadistas portugueses, mostrando quem são e como foram convertidos e radicalizados. E como lutam, como foram morrer - e como já haverá arrependidos com medo de fugir. Reportagem em Londres, no café onde viam jogos de futebol, na universidade onde estudavam e na mesquita onde rezavam. Autoridades e especialistas em terrorismo estão alerta sobre este pequeno mas perigoso grupo, onde corre sangue português - e de onde escorre sangue por Alá.

Desacelerámos a realidade para observar a euforia da liberdade

Ela, Jacarandá, é algarvia. Ele, Katmandu, é espanhol. São linces e agora experimentam a responsabilidade da liberdade: foram soltos esta terça-feira numa herdade alentejana, próxima de Mértola, eles que saíram de centros de reprodução em cativeiro. Foi inédito: nunca tinha acontecido algo assim em Portugal. Estivemos lá e ensaiámos o slow motion.

Geração Z

Mais rápidos, mais capazes, mais solitários, os Z vivem agarrados aos ecrãs, pensam com a ajuda da internet e estão permanentemente preocupados com a bateria do telemóvel. Que geração é esta que nasceu com a viragem do século?

Desaparecidos para sempre no Mar do Norte

O dia 15 de novembro já foi feriado, há 90 anos. A razão foi o desaparecimento de Sacadura Cabral algures no Mar do Norte. Depois de fazer mais de oito mil quilómetros de Lisboa ao Rio de Janeiro, o aviador pioneiro não conseguiu completar o voo entre a cidade holandesa de Amesterdão e a capital portuguesa. Ainda hoje, não se sabe o que aconteceu ao companheiro de Gago Coutinho e tio-avô de Paulo Portas, a quem o Expresso pediu um sms.

Os muros do mundo

Novembro relembrou-nos os muros que caem, mas também os que permanecem e os que se expandem. Berlim aproximou-se de si própria há 25 anos, mas há muros que continuam a desaproximar. Esta é a história de sete deles - diferentes, imprevisíveis, estranhos.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

O papa-medalhas que veio do espaço

O atleta português mais medalhado de sempre, Francisco Vicente, regressou dos campeonatos europeus de veteranos, na Turquia, com novas lembranças ao pescoço. Três de ouro e duas de prata para juntar à coleção. Tem 81 medalhas, uma por cada ano de vida.

Terror religioso está a aumentar

Relatório sobre a Liberdade Religiosa é divulgado esta terça-feira em todo o mundo. Dos 196 países analisados, só em 80 não há indícios de perseguições motivadas pela fé.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.

Tem três minutinhos? Vamos explicar-lhe o que muda no orçamento de 350 mil portugueses (e no de muitas empresas)

O novo salário mínimo entrou em vigor. São mais €20 brutos para cerca de 350 mil portugueses (números do Ministério da Segurança Social, porque os sindicatos falam em 500 mil trabalhadores). Mudou o valor, mas também os descontos que as empresas fazem para a Segurança Social. Porque se trata de uma medida que afeta a vida de muitos portugueses, queremos explicar o que se perde e o que se ganha, o que se altera e o que se mantém.

Music fighter: temos Marco Paulo e Bruno Nogueira numa batalha épica

Está preparado para um dos encontros mais improváveis na história da música portuguesa? O humorista Bruno Nogueira e a cantora Manuela Azevedo, dos Clã, pegaram em várias músicas consideradas "pimba" - daquelas que ninguém admite ouvir mas que, no fundo, todos vão dançar assim que começam a tocar - e deram-lhe novos arranjos, num projeto que chegou aos coliseus de Lisboa e do Porto.  "Ninguém, ninguém", de Marco Paulo, tem possivelmente a introdução mais acelerada e frenética do panorama musical português. Mas, no frente-a-frente, quem é o mais rápido? Vai um tira-teimas à antiga?

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.


Comentários 14 Comentar
ordenar por:
mais votados
Face Oculta
Já se sabe que no caso BPN existem 17 arguidos e réus.
E que neste caso a fraude e a roubalheira foi tão longe devido à incompetênicia da Supervisão, que tinha no topo Vítor Constâncio.
No caso "Face Oculta", que se saiba há entre arguidos e réus 36 individualidades que ocupavam posições marcantes
em empresas tuteladas pelo Estado.
Assuim como se sabe que no caso BPN havia pessoas ligadas ao PSD, neste há-as, mas do PS.
Claro, que não alinho com aqueles que metem na mesma caldeirada todo o PSD e o PS.
Há sempre ovelhas ranhosas, em qualquer rebanho.
Confio neste juíz Dr. Carlos Alexandre, que desobedece ao Dr. Noronha Nascimento e não destrói as escutas havidas entre Armando Vara e José Sócrates.
Com muitos juízes com este, a nossa Justiça náo atingiria esta bandalheira.
Não deixa de ser curiosa aposição de Armando vara, que de início não queria que as escutas fôssem destruídas e agora pela voz do seu advogado vem efender exactamente o contrário!
Por fim, não há dúvida de que o "SUCATEIRO" não tinha nada de PARVO!
Já se sabe que as prendas tiveram um objectivo, o do SUBORNO !
Espero que nos digam em quanto ficou esta "BRINCADEIRA" aos contribuintes !
Re: Face Oculta
Re: Face Oculta
Alta tensão, em Tribunal
Vamos lá ver se não deixam "queimar" os robalos.É que há muita gente a "abanar".
Esse Penedos é um Calhau ! Mas "enricou" !
"Quem sabe da Poda..." é quem não vai ser ouvido e é conhecido como o "Ingenhêro Falso" ou "Faz que é Chochialista" mas é sòmente um Ultra Liberal esparvoado! ( Bocências me desculpem, mas não vou sujar a boca com o nome desse ..... !)
Mais um que apenha pena suspensa
mais um ladrão que neste pais rouba milhões e que no fim vai apanhar pena suspensa para poder gastar os milhões e roubar mais alguns.... ciclo vicioso
MAÇONARIA A VERDADEIRA FACE OCULTA VAI ABSOLVE-LO
Mais uma porção de dinheiro gasto num processo de faz de conta.
Pois todos sabemos que isto em Portugal não dá em nada.
Como já é habitual a maçonaria está a tratar do assunto com os seus tentáculos invisíveis, espalhados nos serviços secretos ( que ainda ninguém percebeu se servem para alguma coisa) na justiça (procuradores e juízes) e na comunicação social.
Neste momento a verdadeira Face Oculta ( maçonaria) estará a trabalhar pelos arguidos....
Prendas!
Não percebo porque é que este alto funcionário do PS pode estar sujeioa a ir a tribunal por receber e ter aceite umas prendas!
Então queriam que o homem fosse mal educado e as recusasse?
Se calhar até nem sabia quem eram os ofertantes!
Olhem: o Sampaio, que foi o mais alto magistrado da nação, tem 3 salas cheias de loiças das Caldas e de relógios suiços douradinhos!!!
E o Catroga?
Quando foi ministro das finanças fartou-se de receber pratas, pão de ló de Amarante e canetas de ouro com umas coisinhas a brilhar!
Injustiças!
"DR JUIZ PENETRA.@.COM"
Pronto lá vão chatear mais um senhor sério como todos os outros demais.
Evitem estes espetáculos suspendam logo os artistas.
Podia-se arranjar um estendal do Monsanto às Amoreiras para lá colocar as penas suspensas.
Não sei se chegava mas com fotografias dos artistas suspensos em tamanho A4 talvez coubessem todos.
Kácus
justicialismo
nunca pensei que passados tantos anos ainda houvessem tantos adeptos do santo ofício. bem hajam e que o supremo vos ilumine
Re: justicialismo
Re: justicialismo
mais justicialismo
o que faz haver tantos comentários de mau gosto acima expostos, é por-se aqui neste blog uma notícia para comentar que não devia ter sido posta. A Justiça é para a Justiça, não é para andar a ser discutida na praça pública. Deixem a justiça para os juristas. Não têm mais nada que façam? Peúgas para cozer? Meninos para por a tomar banho? Ir à praia? Ir ao cinema? Protestar pelos cortes e roubos que nos fazem? Há mais vida para além do deficit.....
Corrupção
Tudo quanto seja corrupção seja ela BPN e SNL, seja face oculta, seja braga parques, seja Domingos Teixeira & filhos, seja grupo sonae, seja Sofir ou ofir sol, seja o que for e quem for terá o governo de dar disponibilidades à investigação para destruir este cancro que é doença progressiva.
E não é o supervisor que tem a responsabilidade de arcar com as culpas como aqui se comenta. Por outro lado devem os magistrados colocar de parte a amizade ou favores recebidos dos investigados mesmo quando estes ou são ou FORAM Presidentes do STJ. Mas não creio que, como já alguém alegou, um simples emprego de um filho constituia um favor. Acho exagerado o termo. Trabalho ou emprego todos têm direito e sempre, salvo raras excepções, houve um pedido para colocar ou empregar qualquer pessoa. Diferente seria se esse pedido fosse no sentido de ocupaçao de um lugar para o qual não demonstrasse capacidade técnica.
Corrupção é totalmente diferente: é um assalto aos impostos de todos os cidadãos e todos os cidadãos a devem denunciar independentemente das consequências que dá advenham como no caso Sá Fernandes e outros no anonimato.
Comentários 14 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador

PUBLICIDADE

Pub