23 de abril de 2014 às 23:57
Página Inicial  ⁄  Multimédia  ⁄  Expresso TV  ⁄  Europa vai ter super rede de energia verde

Europa vai ter super rede de energia verde

A Europa quer aproveitar o vento, a Norte, e o sol, a Sul, para produzir energia limpa em grande escala. Está em marcha a criação de uma super rede de energia verde que permitirá, até 2050, abastecer as grandes cidades a partir de fontes renováveis.
Vítor Andrade (www.expresso.pt)
Comentários 8 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
Supergrid
Uma rede gigantesca Paneuropeia de energia "limpa" é uma possibilidade real que merece ser saudada. Eu anseio pelo dia em que a rede Trans-europeia de Comboios de Alta Velocidade será inteiramente propulsada por energia eléctrica limpa, ou seja, por energia produzida sem recurso ao nuclear ou ao carvão. Nesse dia, espero que a viagem de avião para as massas dentro do continente Europeu seja considerada uma raridade crescente, cada vez menos justificável. Mas não faltará que fazer até que este projecto seja uma autêntica e indesmentível realidade. Neste ponto, a Europa pode e deve ser pioneira, como o foi em outros tempos. Afinal, a revolução tecnológica continua e, agora, fico com a impressão de que a revolução se começa a reorientar para o melhor caminho: o do desenvolvimento ecologicamente sustentável. Entretanto, haverá que estar atento e medir bem o que se vai decidindo e fazendo... e as regras da Economia vão ditando. Entretanto, antes dos comboios, esperem que a nossa rede de computadores e servidores seja o mais rapidamente possível inteiramente "verde".
Re: Supergrid Ver comentário
O problema

... não está tanto na produção da energia: o verdadeiro problema está nas elevadas perdas que ocorrem nas linhas de transporte e, também, na irracionalidade dos consumos!

Melhor e mais eficiente do que uma rede europeia gigantesca, que é favorecida pelo negócio dos construtores dos "moínhos", melhor dizia, é a disseminação de sistemas micropodutores, montados nos edifícios, que têm pouquíssimas perdas, reduzida manutenção e enorme eficiência!

Para já não falar do reduzido preço e, até, em alguns casos, de ganhos substanciais!

Cumpts
Re: Ver comentário
Re: O problema Ver comentário
Europa vai ter super rede de energia verde
Finalmente vamos nos libertar do petróleo arabe!
Isso resolve um sério problema, mas levanta outros de tipo estratégico num futuro não muito distante, como o envelhecimento da população ne Europa, a imigração em massa, e muitas vezes ilegal, de países com uma cultura e um passado muito diferente da Europa. Sem ser pessimista lembro-me sempre da frase de Thomas Mann em seu magnifico livro "A Montanha Mágica", muito antes de Auschwitz ou dos homens/mulheres bomba islamistas: "o segredo e a existienciada nossa era não são a libertação e o desenvolvimento do eu. O que ela necessita, o que deseja, o que criará é: o terror"
MAIS UMA NOTÍCIA BOA;PARA NÓS TODOS EUROPEUS.!!!!!
jÁ MAIS DE 50 ANOS QUE PREVIA TUDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO;nesta revolução energética;a nível mundial..É o futuro deste nosso Planeta.E outras inovações virão num futuro não muito distante.O nossso Planeta agradece..pARABÉNS A TODOS OS CIENTISTAS.E obrigado.CUMPTS..KANTIFLAS.
Energia negra
Ao custo a que a energia está, para estes senhores enriquecerem, qual energia verde? - Para mim irá ser sempre energia negra.
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub