8
Anterior
Vídeo: Activistas lutam para acabar com prostituição infantil no Nepal
Seguinte
Neve trava TGV em Paris
Página Inicial   >  Multimédia  >  Expresso TV  >   Europa vai ter super rede de energia verde

Europa vai ter super rede de energia verde

A Europa quer aproveitar o vento, a Norte, e o sol, a Sul, para produzir energia limpa em grande escala. Está em marcha a criação de uma super rede de energia verde que permitirá, até 2050, abastecer as grandes cidades a partir de fontes renováveis.
|

Opinião


Multimédia

Cheesecake com manjericão e doce de tomate

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 8 Comentar
ordenar por:
mais votados
Supergrid
Uma rede gigantesca Paneuropeia de energia "limpa" é uma possibilidade real que merece ser saudada. Eu anseio pelo dia em que a rede Trans-europeia de Comboios de Alta Velocidade será inteiramente propulsada por energia eléctrica limpa, ou seja, por energia produzida sem recurso ao nuclear ou ao carvão. Nesse dia, espero que a viagem de avião para as massas dentro do continente Europeu seja considerada uma raridade crescente, cada vez menos justificável. Mas não faltará que fazer até que este projecto seja uma autêntica e indesmentível realidade. Neste ponto, a Europa pode e deve ser pioneira, como o foi em outros tempos. Afinal, a revolução tecnológica continua e, agora, fico com a impressão de que a revolução se começa a reorientar para o melhor caminho: o do desenvolvimento ecologicamente sustentável. Entretanto, haverá que estar atento e medir bem o que se vai decidindo e fazendo... e as regras da Economia vão ditando. Entretanto, antes dos comboios, esperem que a nossa rede de computadores e servidores seja o mais rapidamente possível inteiramente "verde".
Re: Supergrid
O problema

... não está tanto na produção da energia: o verdadeiro problema está nas elevadas perdas que ocorrem nas linhas de transporte e, também, na irracionalidade dos consumos!

Melhor e mais eficiente do que uma rede europeia gigantesca, que é favorecida pelo negócio dos construtores dos "moínhos", melhor dizia, é a disseminação de sistemas micropodutores, montados nos edifícios, que têm pouquíssimas perdas, reduzida manutenção e enorme eficiência!

Para já não falar do reduzido preço e, até, em alguns casos, de ganhos substanciais!

Cumpts
Re:
Re: O problema
Europa vai ter super rede de energia verde
Finalmente vamos nos libertar do petróleo arabe!
Isso resolve um sério problema, mas levanta outros de tipo estratégico num futuro não muito distante, como o envelhecimento da população ne Europa, a imigração em massa, e muitas vezes ilegal, de países com uma cultura e um passado muito diferente da Europa. Sem ser pessimista lembro-me sempre da frase de Thomas Mann em seu magnifico livro "A Montanha Mágica", muito antes de Auschwitz ou dos homens/mulheres bomba islamistas: "o segredo e a existienciada nossa era não são a libertação e o desenvolvimento do eu. O que ela necessita, o que deseja, o que criará é: o terror"
MAIS UMA NOTÍCIA BOA;PARA NÓS TODOS EUROPEUS.!!!!!
jÁ MAIS DE 50 ANOS QUE PREVIA TUDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO;nesta revolução energética;a nível mundial..É o futuro deste nosso Planeta.E outras inovações virão num futuro não muito distante.O nossso Planeta agradece..pARABÉNS A TODOS OS CIENTISTAS.E obrigado.CUMPTS..KANTIFLAS.
Energia negra
Ao custo a que a energia está, para estes senhores enriquecerem, qual energia verde? - Para mim irá ser sempre energia negra.
Comentários 8 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub