139
Anterior
"Portugal e Irlanda provam que o ajustamento funciona"
Seguinte
Olli Rehn: "Crise está contida mas não superada"
Página Inicial   >  Economia  >   Esquerda destaca-se da direita

Sondagem

Esquerda destaca-se da direita

Mês negativo para os líderes políticos, que têm uma generalizada quebra de popularidade. Quanto aos partidos, a esquerda tem razões para sorrir.
|

Clique na imagem para ver o PDF
António José Seguro não parece político de grandes rasgos ou tiradas, mas lá vai fazendo o seu caminho na oposição. E os portugueses, aos poucos, também vão aumentando a confiança no partido que até ao ano passado estava no poder.

Ao fim de um ano de Governo Passos Coelho, o PSD continua a liderar as intenções de voto, como mostra o estudo da Eurosondagem para o Expresso e SIC do mês de junho, mas a vantagem para o PS continua a estreitar-se.

Há um ano, os socialistas obtiveram na urnas menos quatro pontos do que os conseguidos agora na sondagem. Enquanto o PSD, por oposição, obteve mais 4,3% do que agora tem. Quanto aos restantes partidos, não têm intenções de voto muito diferentes dos resultados obtidos nas eleições de 2011.

Destaque para o facto de este mês BE e CDU subirem, enquanto o CDS desce ligeiramente.

Com estes resultados, a soma dos partidos de esquerda já ultrapassa em 2,5 pontos percentuais a dos partidos que estão no Governo. O que pode querer dizer que, em caso de eleições, PSD e CDS se arriscariam agora a perder a maioria absoluta de deputados que têm na Assembleia da República.

Quanto aos líderes políticos, todos descem este mês, mantendo no entanto as posições relativas que cada um tem.

 




Clique na imagem para ver o PDF


Ficha técnica

Estudo de opinião efetuado pela Eurosondagem, S.A. para o Expresso e SIC, de 7 a 12 de junho de 2012.

Entrevistas telefónicas, realizadas por entrevistadores selecionados e supervisionados. O universo é a população com 18 anos ou mais, residente em Portugal Continental e habitando em lares com telefone da rede fixa.

A amostra foi estratificada por Região (Norte - 20,1%; A.M. do Porto - 13,3%; Centro - 29,4%; A.M. de Lisboa - 27,4%; Sul - 9,8%), num total de 1022 entrevistas validadas.

Foram efetuadas 1248 tentativas de entrevistas e, destas, 226 (18,1%) não aceitaram colaborar neste estudo de opinião. Foram validadas 1022 entrevistas, correspondendo a 81,9% das tentativas realizadas.

A escolha do lar foi aleatória nas listas telefónicas e o entrevistado, em cada agregado familiar, o elemento que fez anos há menos tempo. Desta forma aleatória resultou, em termos de sexo (Feminino - 51,4%; Masculino - 48,6%) e, no que concerne à faixa etária (dos 18 aos 30 anos - 16,5%; dos 31 aos 59 - 50,6%; com 60 anos ou mais - 32,9%).

O erro máximo da amostra é de 3,07%, para um grau de probabilidade de 95,0%.

Um exemplar deste estudo de opinião está depositado na Entidade Reguladora para a Comunicação Social.


Opinião


Multimédia

Os assassínios, as execuções, as decapitações são as imagens mais chocantes de uma propaganda cada vez mais sofisticada. É a Jihad, que recruta guerrilheiros no ocidente para matar e morrer na Síria. O Expresso seguiu as pisadas de cinco jiadistas portugueses, mostrando quem são e como foram convertidos e radicalizados. E como lutam, como foram morrer - e como já haverá arrependidos com medo de fugir. Reportagem em Londres, no café onde viam jogos de futebol, na universidade onde estudavam e na mesquita onde rezavam. Autoridades e especialistas em terrorismo estão alerta sobre este pequeno mas perigoso grupo, onde corre sangue português - e de onde escorre sangue por Alá.

Desacelerámos a realidade para observar a euforia da liberdade

Ela, Jacarandá, é algarvia. Ele, Katmandu, é espanhol. São linces e agora experimentam a responsabilidade da liberdade: foram soltos esta terça-feira numa herdade alentejana, próxima de Mértola, eles que saíram de centros de reprodução em cativeiro. Foi inédito: nunca tinha acontecido algo assim em Portugal. Estivemos lá e ensaiámos o slow motion.

Geração Z

Mais rápidos, mais capazes, mais solitários, os Z vivem agarrados aos ecrãs, pensam com a ajuda da internet e estão permanentemente preocupados com a bateria do telemóvel. Que geração é esta que nasceu com a viragem do século?

Desaparecidos para sempre no Mar do Norte

O dia 15 de novembro já foi feriado, há 90 anos. A razão foi o desaparecimento de Sacadura Cabral algures no Mar do Norte. Depois de fazer mais de oito mil quilómetros de Lisboa ao Rio de Janeiro, o aviador pioneiro não conseguiu completar o voo entre a cidade holandesa de Amesterdão e a capital portuguesa. Ainda hoje, não se sabe o que aconteceu ao companheiro de Gago Coutinho e tio-avô de Paulo Portas, a quem o Expresso pediu um sms.

Os muros do mundo

Novembro relembrou-nos os muros que caem, mas também os que permanecem e os que se expandem. Berlim aproximou-se de si própria há 25 anos, mas há muros que continuam a desaproximar. Esta é a história de sete deles - diferentes, imprevisíveis, estranhos.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

O papa-medalhas que veio do espaço

O atleta português mais medalhado de sempre, Francisco Vicente, regressou dos campeonatos europeus de veteranos, na Turquia, com novas lembranças ao pescoço. Três de ouro e duas de prata para juntar à coleção. Tem 81 medalhas, uma por cada ano de vida.

Terror religioso está a aumentar

Relatório sobre a Liberdade Religiosa é divulgado esta terça-feira em todo o mundo. Dos 196 países analisados, só em 80 não há indícios de perseguições motivadas pela fé.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.

Tem três minutinhos? Vamos explicar-lhe o que muda no orçamento de 350 mil portugueses (e no de muitas empresas)

O novo salário mínimo entrou em vigor. São mais €20 brutos para cerca de 350 mil portugueses (números do Ministério da Segurança Social, porque os sindicatos falam em 500 mil trabalhadores). Mudou o valor, mas também os descontos que as empresas fazem para a Segurança Social. Porque se trata de uma medida que afeta a vida de muitos portugueses, queremos explicar o que se perde e o que se ganha, o que se altera e o que se mantém.

Music fighter: temos Marco Paulo e Bruno Nogueira numa batalha épica

Está preparado para um dos encontros mais improváveis na história da música portuguesa? O humorista Bruno Nogueira e a cantora Manuela Azevedo, dos Clã, pegaram em várias músicas consideradas "pimba" - daquelas que ninguém admite ouvir mas que, no fundo, todos vão dançar assim que começam a tocar - e deram-lhe novos arranjos, num projeto que chegou aos coliseus de Lisboa e do Porto.  "Ninguém, ninguém", de Marco Paulo, tem possivelmente a introdução mais acelerada e frenética do panorama musical português. Mas, no frente-a-frente, quem é o mais rápido? Vai um tira-teimas à antiga?

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.


Comentários 139 Comentar
ordenar por:
mais votados
esquizofrenia
No CM, o PS desce. No Expresso, o PS sobe. Em Portugal reina uma tal desorientação que eu já não sei se isto é manipulação, incompetência, ou se são os entrevistados que mudam de opinião entre chamadas telefónicas...
Pela minha parte, sempre fui crítico de Sócrates, sou um acérrimo crítico de Passos Coelho, e quanto a Seguro, pese embora não seja um líder carismático e apresente algumas dificuldades de comunicação, considero-o melhor que os dois anteriores.
Eu sou a favor da sondagem do CM. E você?
Re: Eu sou a favor da sondagem do CM. E você?
Esquizofrenia
Sondagens
São boas, especialmente para as empresas que as fazem. Sempre facturam qualquer coisinha.Se não estiverem manipuladas, reflectem a anemia democrática, onde estamos atascados.

Os que lá estão não prestam, mas não se vê alternativa credível. O pessoal vai aguentando a canga, não aparece ninguém com um projecto galvanizador das vontades, que pudesse tirar este pessimismo e dar alguma alma a um povo crente em fatalidades e destinos.

Apetece dizer que temos as sondagens que merecemos......
Re: Sondagens_anemia:)
Re: Sondagens_anemia:)
O PS triuxe a bancarrota e a troika!
Os Portugueses não vão esquecer isso e muito menos,daqui a algum tempo quem tira o Pais da pàta externa.
O novo Governo está a cumprir um compromisso eleitoral:levantar a Pátria,reabilitar a confiança interna,garantir a credibilidade no palco das Nações.
Sem demagogia,sem mentira, passo a passo Portugal voltará a navegar e o bom porto surgirá no horizonte.
Re: O PS triuxe a bancarrota e a troika!
Re: O PS triuxe a bancarrota e a troika!
Re: O PS triuxe a bancarrota e a troika!
Re: O PS triuxe a bancarrota e a troika!
Re: O PS triuxe a bancarrota e a troika!
Re: O PS triuxe a bancarrota e a troika!
Re: O PS triuxe a bancarrota e a troika!
Re: O PS triuxe a bancarrota e a troika!
Re: O PS triuxe a bancarrota e a troika!
Re: O PS triuxe a bancarrota e a troika!
Re: O PS triuxe a bancarrota e a troika!
Re: O PS triuxe a bancarrota e a troika!
Re: O PS triuxe a bancarrota e a troika!
Sócrates:2milhões de pobres
Re: O PS triuxe a bancarrota e a troika!
Re: O PS triuxe a bancarrota e a troika!
Re: O PS triuxe a bancarrota e a troika!
Re: O PS triuxe a bancarrota e a troika!
Re: O PS triuxe a bancarrota e a troika!
Re: O PS triuxe a bancarrota e a troika!
Re: O PS triuxe a bancarrota e a troika!
Re: O PS triuxe a bancarrota e a troika!
Re: O PS triuxe a bancarrota e a troika!
Re: O PS triuxe a bancarrota e a troika!
Re: O PS triuxe a bancarrota e a troika!
Re: O PS triuxe a bancarrota e a troika!
Re: O PS triuxe a bancarrota e a troika!
Re: O PS triuxe a bancarrota e a troika!
Re: O PS triuxe a bancarrota e a troika!
Re: O PS triuxe a bancarrota e a troika!
Re: O PS triuxe a bancarrota e a troika!
Re: O PS triuxe a bancarrota e a troika!
Re: O PS triuxe a bancarrota e a troika!
Re: O PS triuxe a bancarrota e a troika!
Re: O PS triuxe a bancarrota e a troika!
Re: O PS triuxe a bancarrota e a troika!
Só espero que depois da passagem dos seus amigos
Re: Só espero que depois da passagem dos seus amig
Re: O PS triuxe a bancarrota e a troika!
Re: Carago!
Re: O PS triuxe a bancarrota e a troika!
Chegou a altura do mês
Sondagens inventadas para influenciar o povo.
Bacalhau a pataco
A prometer o que não tem, e o que nem sequer pode cumprir, não admira que a esquerda avance nas sondagens.

Aliás se Hitler ressuscitasse, e se candidatasse às eleições portuguesas com o mesmo programa que aplicou na Alemanha, ganharia com maioria absoluta, desde que prometesse que os Portugueses iam poder viver, às custas do estado, sem trabalhar!
Re: Bacalhau a pataco
Dá para entender Expresso

Pela forma como o Expresso está a dar essa notícia das sondagens, dá para entender, o que está por trás..

Passos e Relvas estão a dificultar os passos das SIC e TVI... Por favor !!! Abaixo esse governo...

Porra !!! Querem vender a RTP... e mais concorrência na praça e, agora, mais uma taxa adicional

“As estações televisivas SIC e TVI estão contra a proposta da nova Lei do Cinema, aprovada a 31 de Maio, em Conselho de Ministros.”

Sim... O sacrifício é para todos... Não é professor Cavaco !!!
TELEFONE FIXO
Mas QUEM é que hoje em dia ainda tem TELEFONE FIXO e está em casa à hora das sondagens???

Este é o resultado de uma sondagem entre a população de mais de 40 anos, reformada ou desempregada...
Re: TELEFONE FIXO
ENTRE O PS E O PSD ... O DIABO QUE ESCOLHA ...
Quem vota neles muito tem contribuído
Para que o tacho seja bem distribuído
Para que o país seja destruído
E o cidadão honesto ... extorquido

Querem que eu seja comedido ?
Que não me sinta ofendido ?
Entristecido ?
Enraivecido ?
Eu não gosto de bandido !
Entendido ?

O filme não é desconhecido
E tem sido repetido
Só quem anda muito distraído
Esquecido
Não se sente traído

Quem é que tem progredido ?
Quem é que tem regredido ?
Quem se tem promiscuído ?
Prostituído ?

Devia ser proibido ...

Totalmente de acordo.............
Re: ENTRE O PS E O PSD ... O DIABO QUE ESCOLHA ...
Re: ENTRE O PS E O PSD ... O DIABO QUE ESCOLHA ...
Re: ENTRE O PS E O PSD ... O DIABO QUE ESCOLHA ...
Re: ENTRE O PS E O PSD ... O DIABO QUE ESCOLHA ...
Re: ENTRE O PS E O PSD ... O DIABO QUE ESCOLHA ...
Re: ENTRE O PS E O PSD ... O DIABO QUE ESCOLHA ...
Re: ENTRE O PS E O PSD ... O DIABO QUE ESCOLHA ...
Re: ENTRE O PS E O PSD ... O DIABO QUE ESCOLHA ...
Re: ENTRE O PS E O PSD ... O DIABO QUE ESCOLHA ...
Re: ENTRE O PS E O PSD ... O DIABO QUE ESCOLHA ...
Re: ENTRE O PS E O PSD ... O DIABO QUE ESCOLHA ...
Re: ENTRE O PS E O PSD ... O DIABO QUE ESCOLHA ...
Re: ENTRE O PS E O PSD ... O DIABO QUE ESCOLHA ...
Re: ENTRE O PS E O PSD ... O DIABO QUE ESCOLHA ...
Re: ENTRE O PS E O PSD ... O DIABO QUE ESCOLHA ...
Re: ENTRE O PS E O PSD ... O DIABO QUE ESCOLHA ...
Re: ENTRE O PS E O PSD ... O DIABO QUE ESCOLHA ...
Re: ENTRE O PS E O PSD ... O DIABO QUE ESCOLHA ...
Re: ENTRE O PS E O PSD ... O DIABO QUE ESCOLHA ...
Re: ENTRE O PS E O PSD ... O DIABO QUE ESCOLHA ...
Re: ENTRE O PS E O PSD ... O DIABO QUE ESCOLHA ...
Re: ENTRE O PS E O PSD ... O DIABO QUE ESCOLHA ...
!
Gosto imenso destas sondagens. Sondagens do PS, evidentemente. Depois vêm para aqui com mais de 30% para os partidos, esquecendo quem não vai votar, como é o meu caso. Os 30% ficam em 20 ou menos. Quando sócrates, o aldrabão, foi eleito em 2009 só cerca de 20% (1 em cada 5) é que votaram nessa corja. A democracia podia ser melhorada, mas eles não querem. Querem ir "vendendo" ao POVO que os bandidos são eleitos com mais 30% quando é mentira. A mim não me enganam vocês!!!!
Re: !
Re: !
Re: !
Re: !
Re: !
Re: !
Não é bem assim, porque o partido socialista não
é de esquerda é neo liberal...
Para isso o PS tem de deixar o neo liberalismo...
Deixemo-nos de conversas da treta e divisionistas na esquerda. Entendam-se e
constituam um programa comum de esquerda, se verdadeiramente querem alterar a
crise moral grave do País. O problema de mudar está na ordem do dia da vida
da nação. Hoje milhões de homens e mulheres dizem: "isto não pode continuar
assim". As causas desse descontentamento são simples: o regime agrava
constantemente as dificuldades da vida de todas as camadas da população
trabalhadora. Por isso, todos se interrogam agora com inquietação, e mesmo
com ansiedade, sobre a situação, sobre o futuro. A instabilidade domina.
Domina a insegurança. Milhões de familias, vivem mal, por vezes na miséria.
Dia após dia, multiplicam-se os problemas que têm por diante,
transformando-se em preocupações angustiantes e até em verdadeiros dramas.
Os salários são insuficientes, os preços sobem a uma velocidade nunca vista,
os impostos não param de aumentar e esmagam os pequenos orçamentos. Assim ,
para o dia a dia, as familias de trabalhadores são obrigadas a sacrificios
permanentes, as privações de toda a ordem, inclusive nos aspectos mais
vitais. Poupa-se na comida. E, por isso, nas casas dos trabalhadores,
consome-se menos carne, menos legumes frescos, menos frutos frescos. Poupa-se
nas férias. E para mais há o receio sempre crescente de que a doença atinja
quem trabalha. (continua)

O PS tem que abandonar o neo liberalismo
E que dizer das centenas de milhares de pessoas idosas, que
vivem numa penúria dramática? Os que, com muitos anos de trabalho,
contribuiram para fazer a riqueza do país, recebem do Estado, , ao fim da
vida, uma verdadeira esmola. E há ainda o problema da educação dos filhos.
Há o aumento do desemprego. Depois, o que fica, para viver, para olhar pelos
filhos, como se desejaria, para a cultura, para o amor? A solução, não passa
por criticar sem apresentar um programa comum de esquerda, onde os problemas
levantados pelo desenvolvimento e as necessidades que esse desenvolvimento faz
surgir exigem uma transformação profunda das estruturas económicas do país.
A união é, na verdade, um meio essencial para o êxito do combate contra os
tecnocratas neo liberais...e actualmente os ultra liberais...mas para isso o partido socialista tem que abandonar o neo liberalismo...(Fim)

Isto só visto. Mas que grande trafulha............
youtu.be/gNu5BBAdQec
A normalidade........
..... goradas as expectativas iniciais e a constatação de que o PSD, como aliás acontece quase sempre com todos e em todas as eleições, aldrabou os Portugueses, mentindo descaramente e não cumprindo as promessas que tinha feito.

E, convenhamos, comparando com Seguro, também não parece que o PSD esteja melhor servido.

Portanto, com estas lideranças, será apenas uma questão de tempo.

Com outro lider no PS (por exemplo António Costa) o PSD não acaba a legislatura.......
Re: A normalidade........
Re: A normalidade........
Re: A normalidade........
Não percebo.....
Re: A normalidade........
Re: A normalidade........
Re: A normalidade........
Re: A normalidade........
Re: A normalidade........
Re: A normalidade........
Re: A normalidade........
Re: A normalidade........
Re: A normalidade........
Re: A normalidade........
Re: A normalidade........
Re: A normalidade........
Re: A normalidade........
Re: A normalidade........
Re: A normalidade........
A Pátria e a Mátria...
Gosto muito de ouvir estes calorosos apelos á nacionalidade, á raça, à história, aos usos e costumes, ao País que nos viu nascer, na bandeira verde-rubra na janela ou na varanda, etc , etc.

Porém,sendo a maior parte dos Portugueses gente de bem, principalmente os que estão calados, os melhores emigrantes, os mais intrépidos descobridores, os mais valentes nas reconquistas, os mais machos, as mulheres mais belas e mais sérias, as melhores mães, os prémios nobel, passados e já anunciados, os patrões mais honestos da Europa e com pouca formação, os melhores trabalhadores quando compensados, os mais competentes,enfim...

Quem estragará e manchará esta redacção escolar dum puto de 63 anos? Portugal como existiu assim tão orgulhoso de si e dos seus está a ser vendido a retalho a quem der mais! Mas pior é a venda da seriedade e a banalização dos oportunistas... A vassoura de Herculano já não pode varrer tanta porcaria! Egas Moniz foi lenda...

     
Comentários 139 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador

PUBLICIDADE

Pub