17 de abril de 2014 às 10:31
Página Inicial  ⁄  Opinião e Blogues  ⁄  O Expresso na SIC Notícias  ⁄  Espanha terá medidas de austeridade semelhantes às portuguesas

Espanha terá medidas de austeridade semelhantes às portuguesas

As medidas de austeridade em Espanha,a garantia de Passos Coelho que não está a preparar uma subida dos impostos e a OPA sobre a Brisa são os temas analisados por João Vieira Pereira, diretor-ajunto do Expresso, no jornal de Economia da SIC.
Comentários 13 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
"SR GASPAR FÁZ FAVOR"
Ontem à noite ("constipado" que nem um cão)" tive uma ideia para ajudar a resolver a questão dos subsídios e da falta de dinheiro que existe para equilibrar as contas para o ano de 2013 (para não falar deste ano).
Para o ano de 2013 vai haver subsídios certo !
A minha teoria assentou por isso neste exercício simples:
Todos os Portugueses com direito a subsídio e com vencimentos acima de 1000 euros recebiam apenas isso mesmo 1000 euros.
Ou seja o máximo de subsídio de férias e Natal seria mil euros para todos. Mas todos.
Ganhas 3000 /recebes 1000.
Ganhas 20.000 recebes 1000.
Não sei se isto dá muito dinheiro mas calculo que sim.
Fui ver se tinha febre, (não estivesse eu a delirar) mas não tinha..
Faça lá as conts Sr Gaspar fáz favor depois diga-me.
kácus
Re: Ver comentário
Re: Ver comentário
Re: Ver comentário
Em tempo... Ver comentário
...
Eu na minha mera opinião acho que comparar Espanha com Portugal é comparar o incomparável...
Spain Sem passageiros para o seu tGv
Nos mais de 800 anso de Historia Espanha sempre andou a tras da historia de Portugal.

Quando do Portugal ja estiver bem a Esapnha ainda anda de chapeu na mão.

Re: Spain Sem passageiros para o seu tGv Ver comentário
É boa ideia aplicar em Espanha...
... as medidas que foram aplicadas em Portugal.
Isto aqui vai de vento em pôpa!!! Estamos aqui, estamos a sair da crise!! Todos os indicadores o demonstram, aliás...
A credibilidade de Passos Coelho
Conhecendo a capacidade que os políticos têm de ludibriar a gente (para Passos Coelho, "os sacrifícios têm limites" quer dizer é preciso acabar com os limites) a frase de passos Coelho de que "não está a preparar uma subida de impostos" quer dizer: "neste preciso momento não estou a preparar uma subida de impstos e a prova disso é que estou aqui a falar convosco".
É esta a credibilidade que Passos Coelho tem grangeado com grande competência, há que reconhecê-lo.
há algumas diferenças
Espanha terá medidas de austeridade semelhantes
e o resultado será o mesmo.
não é bem assim
Em Portugal aplicou-se um corte nos salários dos funcionários públicos que corresponde a cerca de um mês de salário. Este corte começou em 2011 e mante-se-á durante uns anos. Este ano os mesmos FP's e ainda os pensionistas sofreram um corte adicional de 2 salários e ainda tiveram de pagar a sobretaxa no IRS que todos tiveram de pagar sobre o total dos seus rendimentos de 2011.
Os FP's espanhóis irão agora ter uma receita igual à que os FP's portugueses tiveram no ano passado: um salário de corte.
Tenho de concordar que 1 salário de corte é duro mas é compensado com as condições de segurança no emprego público embora o Estado seja um empregador actualmente péssimo pois não tem qualquer prespectiva de progressão ou promoção e a ADSE, tão dourada saia na realidade dos descontos adicionais obrigatorios dos FP's.
3 salários de corte, sem um esforço por parte dos privados (pelo menos os que ganham mais de 1500 euros) parece-me violador do princípio da igualdade. Entender-se-ia e penso que o TC também teria entendido o corte de dois salários no público e um no privado.
De qualquer forma não é de espantar alguma semelhança de medidas nos dois países ibéricos pois trata-se de governos "irmãos", ambos pertencentes à família da direita liberal.
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub