20 de abril de 2014 às 17:39
Página Inicial  ⁄  Atualidade / Arquivo   ⁄  Erro informático deixou Governo sem emails e portal na Internet

Erro informático deixou Governo sem emails e portal na Internet

Problema no acesso aos emails já foi solucionado, mas ainda não se sabe quando é que o portal do Governo voltará a estar online.
Mariana Cabral (www.expresso.pt)
Não é possível aceder à página do Governo Não é possível aceder à página do Governo

O problema no acesso aos emails dos membros do Executivo de Pedro Passos Coelho já foi solucionado, garantiu ao Expresso o diretor do Centro de Gestão da Rede Informática do Governo (CEGER), Manuel da Costa Honorato.

No domingo à noite, um erro informático provocou um crash nos emails e no portal oficial do Governo (www.governo.gov.pt ), que ainda continua "em baixo". "O acesso ao email já foi reposto ontem e o portal ainda está a ser reparado", explicou Manuel da Costa Honorato.

Durante o dia de ontem, fonte oficial da Presidência do Conselho de Ministros tinha garantido ao Expresso que estava fora de causa a possibilidade de se tratar de um ataque de piratas informáticos, o que o diretor do CEGER corroborou. "Não se tratou de qualquer ataque. Algumas anomalias técnicas criaram uma situação de instabilidade nos serviços, que deixaram de estar acessíveis."

Além da página do Governo, "ainda há alguns serviços secundários em baixo, como o acesso mobile", explicou o diretor, que adiantou que a situação deverá ser solucionada em breve mas não tem data prevista. 

"Estamos a tratar dos problemas e o portal poderá ficar acessível muito em breve. Mesmo que não seja a 100%, pelo menos algumas partes", garantiu.


 

Comentários 13 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
O Portugal é um País de Paz
Não há nenhum atentado na forja.
Re: O Portugal é um País de Paz Ver comentário
Re: O Portugal é um País de Paz Ver comentário
Re: O Portugal é um País de Paz Ver comentário
E quem é que quer saber
do portal do governo para alguma coisa?
Ainda se valesse a pena ver/ ler o que lá colocam... Agora assim, deixem lá, não se preocupem em voltar a pô-lo activo! Além disso, de um governo como este, acho que ninguém quer mesmo saber (a não ser os boys do costume)...
Pronto
Pagaram a conta?
Despeçam a equipa de suporte!
No privado, já estava tudo na rua!
Três dias para resolver um problema informático que - dizem - não ser pirataria?
Inaceitável para qualquer fornecedor de TIs.
Terá sido um ataque?
Ou terão sido os serviços secretos de Sócrates que trabalhavam para Passos Coelho?
Re: Terá sido um ataque? Ver comentário
atentado ao caracter?
certamente foi mais um atentado ao caracter, mas agora da troika pois Seguro não tem estofo para isso.
Extrapolacoes...
É claro que se o problema fosse um virus ou um rootkit nos servidores os responsaveis pela informatica do parlamento informariam logo a comunicacao social! É obvio que a noticia só podia ser esta da forma como está (Nota: Nao faco a mais palida ideia de qual foi o problema apenas constacto que se fosse outro a noticia seria a mesma...)
Erro...????
Cambada de incompetentes.... em todas as areas.
3 dias???
Só mesmo na FP! Como é que uma coisa destas poderia acontecer no sector privado? E, para além disso, isto está muito mal contado! Estão a REPARAR o quê? Afinal foi problema de acesso/comunicações (e estes não causam estragos) ou de outra ordem? Se foi esta ultima, quem e como foi causada? E de certeza que não foi ataque mesmo?
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub