24 de abril de 2014 às 4:13
Página Inicial  ⁄  Atualidade / Arquivo   ⁄  ERC não desiste de futebol em canal aberto

ERC não desiste de futebol em canal aberto

A ERC "desenvolveu esforços no sentido de se conseguir transmissões de jogos do campeonato nacional de futebol em canais generalistas" em nome do interesse público.

(www.expresso.pt)

A duas semanas do início da época 2012/13, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) ainda não desistiu que um dos canais generalistas transmita em direto jogos do campeonato nacional de futebol.

A TVI anunciou formalmente, esta semana, que não irá a jogo, posição já assumida pela SIC. Segundo fonte da SportTV, até agora só a RTP "não deu por finda as negociações", podendo ainda surgir propostas até ao arranque da época.

Em nome do interesse dos públicos, obrigados a pagar para ver futebol em canal codificado, a ERC "desenvolveu esforços no sentido de se conseguir transmissões dos em canais generalistas", mas sem sucesso.

Apesar do cenário de crise, a ERC revelou ao Expresso que "não desistiu dessa matéria", que poderá não estar completamente encerrada, sendo "sempre possível até ao final da Liga encontrar-se uma solução ou acordos para transmissão de alguns jogos".

Caso as expectativas não se confirmem, a ERC garante que não há incumprimento da Lei da Televisão e dos Serviços Audiovisuais a Pedido, de 2007, uma vez que a lei cria a faculdade de aquisição dos direitos aos interessados, mas não impõe qualquer obrigação de transmissão dos eventos.

"Sobre a RTP também não impende qualquer obrigação legal ou decorrente do contrato de concessão do serviço público de televisão que a vincule a adquirir os direitos de transmissão dos jogos da I Liga".

Comentários 5 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
A SPUERTO TV ESTÁ Á RASKA
A SPUERTO TV ESTÁ Á RASKA , a tv spuerto já foi , e ainda bem,...
Quem paga a tv spuerto é mesmo parvo!!!
A tv MORKOM ESTÁ À RASKA a sPUERTO TV Já foi
A tv MORKOM ESTÁ À RASKA a sPUERTO TV Já foi
só falta o SISTEMA CAÍR de vez , custe o q custar!!!
bora lá !!...)))
Futebol
Se os canais generalistas não querem ou não podem adquirir os direitos de transmissão, porque é que a ERC se mete no assunto?
Por lei só os jogos da equipa nacional de futebol têm de ser transmitidos em sinal aberto, o resto está sujeito às leis do mercado.
Só é pena que europeu e mundial (todos os jogos) não sejam abrangidos também por esta obrigatoriedade de transmissão em sinal aberto como era antes da sport tv.
Vejam na net...
há bué....
há eventos desportivos de interesse publico
1 despacho da PCM indica anualmente quais os eventos, desportivos,passiveis de interesse publico.
a ERC,enqto entidade reguladora,n pode obrigar os operadores generalistas a adquirirem os jogos(quem detem os drts da liga principal e de honra é a sportv);mas pode,se 1 dos operadores se mostrasse interessado, enqto regulador, no ambito da arbitragem, estabelecer 1preço(desde q 1 dos operadores avançe)!
o problema está nos operadores (a rtp diz q n tem $, e compra os olimpicos p vários milhões;paga para transmitir jogos de apresentação.... engraçado!); a sic, diz q n há $, e compra a liga europa?!?! para transmitir jogos de quem,de q clubes?do maritimo-e desculpem os maritimistas;a tvi,diz q n tem $,e compra a liga dos campeões-já tem outra desculpa,mais plausivel q a dos outros 2 operadores...
e agora,quem n tem sportv,n vê futebol!curioso...
se a sportv não quisesse dar passadas maiores que as pernas q tem, se calhar, p 10/15€ toda a gente tinha sportv em casa(qdo dizem que 70% dos lares já têm Meo,Zon,CaboVisão,...vejam lá o volume de negócio que ficaria disponivel...);mas como eles querem continuar a "chular" a malta, se esperam que o tuga pague para ver,aproveitando-se desta situação de impasse,acho q deveriam esperar sentados!NINGUEM DEVERIA ADQUIRIR SPORTV!E+ nada.
PARABÉNS À ERC pelos esforços em querer uma solução de compromisso,boa para os portugueses!- mxm apesar dos obstáculos q alguns elementos criaram(estes n merecem,claro!)
PS.:e Rui Gomes e a PT?é possível?
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub