46
Anterior
Renováveis são sinónimo de competitividade
Seguinte
Corte no rating: EDP mantém investimentos
Página Inicial   >  Economia  >  Energia  >  Eólica gigante pode abastecer 30 mil casas

Eólica gigante pode abastecer 30 mil casas

Há 26 anos as primeiras eólicas tinham 50 KW de capacidade instalada. Agora já há uma turbina com 7,5 MW, na Alemanha, e já se projeta uma outra com 20 MW.
|

A maior turbina eólica do mundo está instalada em Emden, na Alemanha. Foi construída em 2007, com 6 megawatts (MW) de potência, pela Enercom.

Entretanto, em 2009 esta turbina E-126 foi repotenciada tendo sido aumentada a sua capacidade para 7,5 MW.

Em 2010 foram instaladas 24 na Alemanha e na Bélgica do modelo E-126.

Markbygden, na Suécia, deverá receber o maior parque eólico do mundo, com 1.101 turbinas distribuídas por 500 quilómetros quadrados, as quais deverão representar uma capacidade instalada de 4000 MW. Markbygden fica no norte da Suécia e o parque eólico  que ali vai surgir será composto principalmente de aerogeradores Enercon E-126 de 7.5 MW.

Mega eólica a caminho 


A semana passada, um grupo de investigadores financiados pelo programa europeu UpWind comunicou aos responsáveis da União Europeia que a construção de turbinas eólicas com 20 MW de capacidade é possível.

Os projetistas exploraram os limites do design e concluiram que o diâmetro do rotor (que é o círculo descrito pelas pás da eólica) será de 200 metros.

Para se ter uma ideia da real dimensão daquela eólica, basta referir que as pás das turbinas de 5 MW, que hoje já se encontram instaladas em vários parques eólicos, nomeadamente offshore (em alto mar), descrevem um círculo de 120 metros. Um avião Airbus A380, que é o maior avião comercial do mundo, mede de ponta a ponta das suas asas 80 metros.

A futura turbina de 20 MW poderá gerar eletricidade suficiente para alimentar 30 mil habitações.

Iberwind substitui turbinas antigas


A Iberwind, a maior proprietária de eólicas em Portugal, acaba de anunciar o início de um processo de repotenciação de alguns dos seus parques, onde deverá investir €65 milhões ao longo do próximo ano.

Depois de terminados os trabalhos de substituição de turbinas antigas por outras mais recentes e mais potentes, a capacidade instalada da Iberwind aumentará 20%.

Recorde-se que dos 31 parques eólicos em exploração pela Iberwind, o de Lagoa Funda, em Vila do Bispo, é um dos mais antigos, cujo início de produção remonta a 1998. É composto por 18 aerogeradores de 500 quilowatts (KW) de potência cada, o que é considerado tecnologicamente ultrapassado.

A empresa contratada para os trabalhos de repotenciação dos parques mais antigos da Iberwind é a dinamarquesa Vestas, a maior produtora de turbinas eólicas a nível mundial.

 


Opinião


Multimédia

Temos 16 imagens que não explicam o mundo, mas que ajudam a compreendê-lo

O júri do World Press Photo queria dar o prémio maior da edição deste ano (e talvez das edição todas) a uma fotografia com "potencial para se tornar icónica". A primeira imagem desta fotogaleria, por ser "esteticamente poderosa" e "revelar humanidade", é o que o júri procurava. A fotografia de um casal homossexual russo, a grande vencedora, é a primeira de 16 imagens de uma seleção onde há Messi desolado, migrantes em condições indignas no Mediterrâneo, a aflição do ébola, mistérios afins e etc - são os contrastes do mundo.

Os assassínios, as execuções, as decapitações são as imagens mais chocantes de uma propaganda cada vez mais sofisticada. É a Jihad, que recruta guerrilheiros no ocidente para matar e morrer na Síria. O Expresso seguiu as pisadas de cinco jiadistas portugueses, mostrando quem são e como foram convertidos e radicalizados. E como lutam, como foram morrer - e como já haverá arrependidos com medo de fugir. Reportagem em Londres, no café onde viam jogos de futebol, na universidade onde estudavam e na mesquita onde rezavam. Autoridades e especialistas em terrorismo estão alerta sobre este pequeno mas perigoso grupo, onde corre sangue português - e de onde escorre sangue por Alá.

Hoje é dia de cozido serrano... light

O Talasnal é talvez a mais famosa das aldeias de Xisto da Lousã, cheia de carisma e de pormenores que fazem esquecer o tempo a passar. Veja, confecione, desfrute e impressione com esta receita.

Vamos falar de sexo. Seis portugueses revelam tudo o que lhes dá prazer na cama

Neste primeiro episódio de uma série que vai durar sete semanas, seis entrevistados falam abertamente sobre aquilo que lhes dá mais satisfação na intimidade. Sexo em grupo, sexo na gravidez, prazer sem orgasmo e melhor sexo após a menopausa são alguns dos temas referidos nos testemunhos desta semana. O psiquiatra Francisco Allen Gomes explica ainda a razão de muitas mulheres fingirem o orgasmo. O Expresso e a SIC falaram com 33 portugueses que deram a cara e o testemunho de como são na cama. Ao longo das próximas sete semanas, contamos-lhe tudo.

Elvis. Gostamos ou não gostamos?

Ele não é consensual, mas é incontornável. Dispunha de penteado majestoso e patilha marota, aparentava olhar matador e pose atrevida. E deixou canções: umas fáceis e outras nem tanto, por vezes previsíveis e às vezes inesperadas, ora gentis ora aceleradas. E ele, Elvis, nasceu em janeiro de 1934 - há precisamente 40 anos, ao oitavo dia. Temos quatro textos sobre o artista: Nicolau Santos, Rui Gustavo, Nicolau Pais e João Cândido da Silva explicam o que apreciam, o que toleram e o que não suportam.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Desfile de vedetas

Saiba tudo sobre os modelos concorrentes ao Carro do Ano 2015/Troféu Essilor Volante de Cristal. Conheça o essencial sobre os 20 automóveis participantes nesta iniciativa, da estética, às características técnicas, do preço ao consumo. A apresentação ficará completa no dia 3 de janeiro.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

Desacelerámos a realidade para observar a euforia da liberdade

Ela, Jacarandá, é algarvia. Ele, Katmandu, é espanhol. São linces e agora experimentam a responsabilidade da liberdade: foram soltos esta terça-feira numa herdade alentejana, próxima de Mértola, eles que saíram de centros de reprodução em cativeiro. Foi inédito: nunca tinha acontecido algo assim em Portugal. Estivemos lá e ensaiámos o slow motion.

Desaparecidos para sempre no Mar do Norte

O dia 15 de novembro já foi feriado, há 90 anos. A razão foi o desaparecimento de Sacadura Cabral algures no Mar do Norte. Depois de fazer mais de oito mil quilómetros de Lisboa ao Rio de Janeiro, o aviador pioneiro não conseguiu completar o voo entre a cidade holandesa de Amesterdão e a capital portuguesa. Ainda hoje, não se sabe o que aconteceu ao companheiro de Gago Coutinho e tio-avô de Paulo Portas, a quem o Expresso pediu um sms.

Os muros do mundo

Novembro relembrou-nos os muros que caem, mas também os que permanecem e os que se expandem. Berlim aproximou-se de si própria há 25 anos, mas há muros que continuam a desaproximar. Esta é a história de sete deles - diferentes, imprevisíveis, estranhos.

O papa-medalhas que veio do espaço

O atleta português mais medalhado de sempre, Francisco Vicente, regressou dos campeonatos europeus de veteranos, na Turquia, com novas lembranças ao pescoço. Três de ouro e duas de prata para juntar à coleção. Tem 81 medalhas, uma por cada ano de vida.

Terror religioso está a aumentar

Relatório sobre a Liberdade Religiosa é divulgado esta terça-feira em todo o mundo. Dos 196 países analisados, só em 80 não há indícios de perseguições motivadas pela fé.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.


Comentários 46 Comentar
ordenar por:
mais votados
E depois digam que a aposta não foi a correta?
A aposta do atual governo na energia eólica foi muito importante e ainda bem que é seguida por outros governos europeus em detrimento do nuclear do Mira Amaral do PSD.
Re: E depois digam que a aposta não foi a correta?
Re: E depois digam que a aposta não foi a correta?
Re: E depois digam que a aposta não foi a correta?
Eolicas ?
Re: E depois digam que a aposta não foi a correta?
Re: Eólica gigante pode abastecer 30 mil casas
E se um dia o vento deixa de soprar?
Deixar de soprar de vez... como vai ser? Irão inventar umas bochechas grandes para fazer vento?
Re: Eólica gigante pode abastecer 30 mil casas
Re: Eólica gigante pode abastecer 30 mil casas
Re: Eólica gigante pode abastecer 30 mil casas
Re: Eólica gigante pode abastecer 30 mil casas
Re: Eólica gigante pode abastecer 30 mil casas
Re: Eólica gigante pode abastecer 30 mil casas
Re: Eólica gigante pode abastecer 30 mil casas
Re: Eólica gigante pode abastecer 30 mil casas
Re: Eólica gigante pode abastecer 30 mil casas
Re: Eólica gigante pode abastecer 30 mil casas
Re: Eólica gigante pode abastecer 30 mil casas
Re: Eólica gigante pode abastecer 30 mil casas
Re: Eólica gigante pode abastecer 30 mil casas
Um dia destes...
diminuem a velocidade de rotação da terra, com tanta "vela" ! Pelo menos duas coisas boas... os dias ficam mais compridos... e as noites também....(além do que ficamos mais leves...) os solavancos é que vão ser piores...
aproveitam tudo
menos a melhor energia. O movimento de rotação da terra. Sem destruir a paisagem...
Eis o futuro!
Finalmente, é esta a área que se deve apostar, energia limpa e disponível 24 horas por dia, sem estarmos dependentes do petróleo.
Até pode não ser bonito admirar as montanhas com estes gigantes. Mas podemos respirar fundo, sem nos preocupar-mos com as emissões de gases tóxicos ou com a radioactividade no ar e alimentos!
Re: Eis o futuro!
Inovador...
... mas a Vestas já tem uma turbina com 120m de diâmetro do círculo descrito pelas pás há um tempo.

By the way, quando o vento deixar de soprar, não estará cá ninguém para precisar de energia. Deixa de soprar por períodos, mas terá sempre que existir.
ventoinhas e ecotretas
http://ecotretas.blogspot...
1º A tecnologia eólica vem da Alemanha de Merkel
2º Merkel e Sócrates foram ministros do ambiente na mesma altura.
3º Foi Merkel que vendeu esta tecnologia a Sócrates?
4ª o PEC 4 foi um favor de Merkel a Sócrates ou vice-versa?
5º Os chamados custos políticos são os encargos às tarifas por decisão do governo e que não resultam directamente da actividade de produção e venda de electricidade. As componentes que mais pressionaram os preços em alta foram o sobrecusto com a produção em regime especial (PRE), um prémio pago à energia eólica e à cogeração, e os pagamentos às centrais convencionais para as compensar de um preço de energia baixo nos mercados grossistas (os CMEC). Só no primeiro caso, o prémio em relação aos preços de mercado deverá ultrapassar em 2011 os mil milhões de euros, o que traduz uma subida de 25% face a 2010. O aumento da produção de energia eólica é o principal responsável pelo agravamento da factura.

Estamos a regressar aos "moínhos de vento"...
Com "o progresso" e "a modernidade" estamos a regressar aos "moínhos de vento",agora eléctricos e gigantescos",produtores não de farinha para o pão mas sim de electricidade artesanal substancial,também necessária hoje para produzir o pão e não só.
As turbinas eólicas não passam de "moínhos de vento"necessários e produtores de energia indispensável e controlável sem que seja eventualmente catastrófica,apesar de essas turbinas serem inestéticas e "intoxicantes" da paisagem natural,mas "não há bela sem senão".
Estes moínhos de vento,em termos de piada ou talvez não,parecem ou fazem lembrar os moínhos de vento gigantes que "D. Quixote de la Mancha" viu literariamente no imortal livro castelhano ou espanhol de Cervantes(este último parágrafo é irónico).
Os tempos mudam,mas a..."a História repete-se com ligeiras alterações contextuais".
Vanha-nos deus
Agora é que estamos fritos, com as pequeninas já pagamos que fartarmos, imaginem esta deste tamanhão a chupar-nos os euros na factura da electricidade
ERA BOA ERA! MAS NÃO É! ÉCARA!
Infelizmente só em Portugal as eólicas são sinónimo de pagar caro a energia! Enquanto que em vários paises do mundo esta sensação de ajudar o planeta na sua limpeza dá também um pequeno conforto ao bolso aqui na terra de meia dúzia é sempre a pensar em investir para ganhar milhões! As energias renováveis são mais baratas e ponto final! Enquanto não houver politicos que dêm um bom murro na mesa e coloquem esta forma de energia mais barata eu serei sempre contra! Porque hei-de encher os bolsos a uma dúzia? Se não querem investir em portugal que se vão! Não fazem cá falta para azocrinar a vida de quem paga tantos impostos!
Re: ERA BOA ERA! MAS NÃO É! ÉCARA!
È Energia Estupido... nãop
È Energia Estupido... não Saude... não...
Se uma eólica com a capacidade instalada de 20MW consegue alimentar 30.000 casas, que capacidade instalada tenho se cada casa tiver uma capacidade instalada de 5KW.
O futuro está nas renováveis!!
Como ja referiram aqui alguns comentadores a questao estética destas estruturas na paisagem constitui um «senão»... Mas o futuro passa pelas energias renováveis como refere o video http://www.youtube.com/wa...
Re: O futuro está nas renováveis!!
Ao ler o que acima se comenta...
... fico abismado como ainda há quem não tenha compreendido, que a época da energia barata correspondeu ao período em que se utilizou crude barato, e isso acabou! O crude vai tornar-se cada vez mais caro porque a sua extracção é cada vez mais onerosa e a procura aumenta permanentemente com o despertar da maioria das nações e habitantes do planeta.
A energia será sempre e cada vez mais cara salvo algumas flutuações passageiras.
Re: Ao ler o que acima se comenta...
Re: Ao ler o que acima se comenta...
Re: Ao ler o que acima se comenta...
Re: Ao ler o que acima se comenta...
Re: Ao ler o que acima se comenta...
Re: Ao ler o que acima se comenta...
Re: Ao ler o que acima se comenta...
Re: Ao ler o que acima se comenta...
Re: Eólica gigante pode abastecer 30 mil casas
Comentários 46 Comentar

Últimas

Receba a nova Newsletter
Ver Exemplo

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub