Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Dicas

Guia Monty Python para empreendedores

  • 333

E agora...algo completamente diferente. Reveja dez vídeos dos famosos humoristas e descubra que, afinal, até dão boas dicas para empreendedores.

O cliente tem sempre razão...

Por vezes os seus clientes mais importantes vão exigir ser tratados de forma especial, ao ponto de serem mal-agradecidos pelos serviços prestados. No entanto, o seu negócio depende dos seus clientes, especialmente dos grandes, por isso estes são pedidos aos que vai ter de tentar aceder.

Ou pelo menos, quase sempre...

Mas acomodar os seus clientes, mesmo os importantes, não significa aceder a pedidos ridículos ou risíveis.

Dados vs. Pensamento crítico

Os dados e estudos de mercado são ótimos mas não devem ser abordados sem pensamento crítico e racionalidade. As conclusões devem fazer sentido independentemente dos dados, afinal de contas o sucesso nos negócios não se faz de bruxaria.

Não seja defensivo, resolva o problema

Seja um papagaio morto ou um equipamento defeituoso, é um erro agir defensivamente quando sabe que falhou com um comprador. Em vez de tentar evitar responsabilidades resolva o problema e conquiste o cliente.

Otimismo é essencial, mesmo quando irracional

Gerir uma empresa nunca é fácil e os percalços são inevitáveis. Por vezes é apenas o otimismo e a força de vontade (mesmo que injustificados) que lhe permitem continuar com o projeto. Para uma empresa parar é morrer.

Enfrente os maus momentos com um sorriso

Há momentos em que não é possível fugir a más notícias, e nestas alturas uma piada ou um sorriso pode fazer toda a diferença. Enfrente as adversidades de frente, só assim as poderá superar.

Mantenha a calma e não bata a ninguém

Por vezes a frustração com os clientes ou a sua equipa pode ser tanta que desejava ter os poderes de um tirano e simplesmente distribuir chicotadas. Acontece que no mundo dos negócios não há lugar para pancadaria, por isso respire fundo e tenha calma.

Leve a eficiência ao ridículo

O que não falta no decorrer da atividade de uma empresa são formas de reduzir custos e otimizar produtividade. Mas tenha cuidado e mantenha essas práticas escondidas dos clientes, pois elas podem dar a ideia errada sobre o seu negócio.

A solução pode ser inacreditável

Quando procura solucionar um problema complexo nunca se esqueça que por vezes a resposta é muito simples, mesmo que possa parecer inacreditável.

Saiba o que quer fazer

Não comece uma carreira de empreendedor para depois se aperceber que afinal de contas queria ser artista plástico. Tenha sido você a escolher o empreendedorismo ou o empreendedorismo a escolhê-lo a si, para ter sucesso terá de abraçar o caminho que escolheu e dar tudo por tudo para levar o negócio em frente