19 de abril de 2014 às 19:22
Página Inicial  ⁄  Cultura  ⁄  Encontro com cinema de Fellini no Porto

Encontro com cinema de Fellini no Porto

Associação cultural Itália-Portugal programa sete das grandes obras do mestre italiano e organiza curso sobre história do cinema italiano

 

Valdemar Cruz
Amarcord é um dos filmes inseridos no ciclo dedicado a Federico Felini Amarcord é um dos filmes inseridos no ciclo dedicado a Federico Felini

É a grande oportunidade de regressar a Federico Fellini e, para muitos, poderá ser a primeira hipótese de ver algumas das principais obras do mestre em ecrã de cinema. A Associazione Socio-Culturale Italiana del Portogallo programa a partir de amanhã um ciclo, que abre no Passos Manuel, às 21h30, com "Julieta dos Espíritos".

As sessões passam depois para a sede do consulado de Itália no Porto, na rua da Restauração, 409, sempre às sextas-feiras, às 21h30. O próximo filme é "Os Palhaços" e passa no dia 15. Seguem-se, a 29, "Roma", e "A Estrada", a 13 de dezembro. Em janeiro há "La Dolce Vita", a 10, e "Ginger e Fred", a 24. Por fim, no dia 7 de fevereiro é exibido "Amarcord".

Em paralelo com este ciclo  será proporcionado um curso intitulado "História do cinema italiano", ministrado por José Eduardo Mendonça, a partir das 18h30 da próxima quarta-feira. Será exibido e comentado o filme "O Baile", de Ettore Scola.

História do cinema italiano 


A 20 de novembro começa a ser desenrolada a história do cinema transalpino, com exibição de pequenos filmes ou excertos de fitas tidas por fundamentais. Neste primeiro módulo falar-se-á do início do cinema em Itália, da influência do cinema francês, dos primeiros filmes, de ficção e realismo, do papel das grandes "divas", do futurismo no cinema ou do "cinema dos 'telefones brancos' e o fascismo".

A 4 de dezembro o tema é "o neorrealismo, a sua 'descoberta' e estética a partir de 1942". Será exibido e comentado "Umberto D", de Vittorio de Sica (1952). A 18 de dezembro estará em discussão o fim do neorrealismo e o início da comédia italiana, com exibição de "Totó Polícia e ladrão", de Steno (1951).

"Evolução do neorrealismo - Fellini, Antonioni, Visconti e outros" é o nome dado ao módulo programado para 15 de janeiro, durante o qual será exibido e comentado "As noites brancas", de Luchino Visconti (1957). A 29 de janeiro será abordada a nova comédia italiana, com apresentação de "Feios, Porcos e Maus", de Ettore Scola (1976). Por fim, a 12 de fevereiro é tempo de falar do cinema atual, com passagem de um documentário. Será ainda exibido "César deve morrer", dos irmãos Taviani (2012).

Os interessados no ciclo dedicado a Felini, ou no curso dedicado à história do cinema italiano devem contactar Associazione Socio-Culturale Italiana del Portogallo através do e-mail ascipsegreteria@gmail.com

Comentários 0 Comentar
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub