32
Anterior
Porta-voz do CDS arrasa Gaspar e ministro responde na mesma moeda
Seguinte
Portas e Passos almoçam a sós
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >   Embaixador americano morto na Líbia

Embaixador americano morto na Líbia

O Presidente Obama já lamentou a morte do embaixador na Líbia e de outros três norte-americanos, durante o ataque de ontem ao consulado em Benghasi
|
O consulado norte-americano em Benghazi foi ontem atacado e incendiado por homens armados
O consulado norte-americano em Benghazi foi ontem atacado e incendiado por homens armados / Getty

O embaixador norte-americano na Líbia, J. Christopher Stevens, foi morto por radicais islâmicos armados que ontem atacaram e pegaram fogo ao consulado norte-americano em Benghasi, num protesto supostamente despoletado por um filme colocado no Youtube considerado ofensivo para Maomé e para o Islão.

A morte do embaixador, ocorrida no aniversário do 11 de Setembro de 2001, foi fortemente condenada pelo Presidente Obama numa declaração em que anunciou o reforço da segurança dos diplomatas norte-americanos nos mais diversos pontos do mundo.

Uma testemunha, que estaria a realizar um trabalho no consulado, indicou por seu turno à CNN que o embaixador e as outras três pessoas foram mortas por um rocket, referindo ter visto os seus corpos esta manhã na rua e que foram levados para o Hospital Central de Benghazi. 

Uma anterior informação indicava que a morte do embaixador ocorrera devido à inalação de fumo.

A divulgação do trailer do filme-amador "Innocence of Muslims" no Youtube terá despoletado também ontem a ira de radicais islâmicos na capital do Egito que atacaram a embaixada norte-americana. Embora não tenham conseguido entrar no edifício, substituíram a sua bandeira e por outra com a inscrição "Não há nenhum Deus para lá de Alá e Mohammed é o seu profeta".

Filme amador divulgado no "Dia do Julgamento de Maomé"


O filme que terá despoletado os ataques foi colocado no YouTube por Sam Bacile, identificado como um empresário israelo-americano da Califórnia, que indicou ao "The Wall Street Journal" ter angariado cinco milhões de dólares de 100 doadores judeus para fazer um filme que procura expor a "hipocrisia" do Islão.

O trailer do filme mostra muçulmanos a pilharem as casas de cristãos egípcios, para depois passar para cenas em que Maomé surge como uma personagem ridícula e desonesta, efeminada e defensora da pedofilia.

O filme ganhou destaque internacional após Terry Jones, um pastor fundamentalista da Flórida, o ter promovido e proclamado 11 de Setembro como o "Dia Internacional do Julgamento de Maomé".

Já em 2010 e 2011, Terry Jones dera origem a revoltas sangrentas no Afeganistão ao ameaçar queimar cópias de Al Corão, tendo chegado mesmo a fazê-lo a um exemplar na sua igreja.


Opinião


Multimédia

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.

Ó Capitão! meu Capitão! ergue-te e ouve os sinos

Ele foi a nossa ama... desajeitada. Ele foi o professor que nos inspirou no liceu. Ele trouxe alegria, mesmo nas alturas mais difíceis. Ele indicou-nos o caminho na faculdade. Ele ensinou-nos a manter a postura, mas também a quebrar preconceitos. Ele ensinou-nos que a vida é para ser aproveitada a cada instante. Ó capitão, meu capitão, crescemos contigo e vamos ter de envelhecer sem ti. 

Crumble. A sobremesa mais fácil do mundo

Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida, especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 32 Comentar
ordenar por:
mais votados
O tio Sam
O tio Sam, porque não fala a língua de Camões, não sabe que por cá o Zé Povinho diz que: "Quem semeia ventos, colhe tempestades".
Re: O tio Sam
Re: O tio Sam
Re: O tio Sam
Re: O tio Sam
Re: O tio Sam/// Prezado "CÃODAROSA"
Re: O tio Sam/// Prezado
morrido devido à inalação de fumo
Levaram com um rocket em cima foi o que foi
Então isto é que é a Primavera Arabe?
O Kadafi é que era mau??

E agora o que é que os E U A vão fazer?Bombardear Benzaghi?
  A caldeirada seguinte vai ser no Egipto e depois na na Siria onde governos totalitários estão a ser substituidos por governos fundamentalistas islamicos

Nao consigo acreditar como é que estes tótós americanos pensavam que era possivel implementar a democracia no meio de fundamentalistas islamicos que só eram controlados com mão de ferro...o resultado está à vista

E Israel anda anestesiado ou é como o rato hipnotizado em frente à serpente e não consegue ver o perigo?ou está à espera que caia uma morteirada em Tel Aviv para depois começar a disparar em todas as direções?
Re: morrido devido à inalação de fumo
Re: morrido devido à inalação de fumo
Re: morrido devido à inalação de fumo
Re: morrido devido à inalação de fumo
Fanáticos matam: Por causa de um filme no Youtube
« Embaixador americano na Líbia terá sido morto »

Vai ser um acontecimento festejado por muito extremista.

Depois, quando vierem as represálias, já haverá muitos protestos contra os demónios americanos.

Este tipo de gente
Não sabe conviver por tal tem de ser mantido em clausura, fogo total neste esterco de gente que não fas falta à humanidade.
Re: Este tipo de gente
Governo líbio
"Governo líbio confirma..."
Mas a Líbia tem um governo?
É só rir.
E mandam onde? No bairro das embaixadas em Tripoli?
Não há governos na Líbia nem Iraque nem Egipto nem nas primaveras todas. Aquela malta vai-se comer toda uns aos outros e aos tótós que por lá andem com a fisgada no petróleo e nas empreitadas.
Re: Governo líbio
Foi a Nato que deu o poder a esta jihads
"O tiro saiu pela culatra". Foi a Nato que deu o poder aos extremistas islamistas que governam a Líbia. Estes extremistas foram armados pelo ocidente. São as mesmas armas que assassinaram a o Embaixador Chris Steven.
Re: Foi a Nato que deu o poder a esta jihads
'Embaixador americano morto na Líbia
Este evento é um presente de bandeja para o regime Sírio.

Benghasi, se se lembram foi a cidade de onde partiu a rebelião contra Kaddafi. O argumento deste para usar mão de ferro nessa rebelião foi que esta tinha por trás, o odiado fundamentalismo Islâmico, mais especificamente, guerrilheiros industriados treinados nas guerras do Iraque e o Afeganistão. Sabemos como acaba a história: o Ocidente nas suas supostas medidas de contenção do conflito Líbio joga efetivamente contra o regime deste e a Líbia cai. A recompensa? Em Benghasi, cidade onde nasce a rebelião vitoriosa, o embaixador Americano é morto.

Tudo isto parece um remake dum mais doloroso que aconteceu no Afeganistão. Os Estados Unidos que ajudaram Bin Laden e amigos a vencer os Soviéticos, foram pagos com duas fossas enormes em Nova Iorque. A lição que se retira é que há vitórias que são perigosas, quando resultam em estados falhados.

Na Líbia, as coisas até estão a correr melhor do que eu previa... mas a reação Americana vai ser inevitável e provavelmente terrível: Obama está demasiado perto de eleições para se arriscar a dar imagem de fraco. O que significa que vai ser desproporcionada, com os inerentes custos de desestabilizar uma situação já instável. Aguentará a Líbia?

O regime Sírio agradece... eles insistem que é este tipo de fações que querem prevenir. Agradecem a quem? A Sam Bacile também, claro. O que é um bombeiro sem incêndios? E Sam Bacile é um incendiário que lá conseguiu atear um!
Re: 'Embaixador americano morto na Líbia
Ui ...
Isto vai merecer castigo máximo ...
O Tio Sam vai invadir
Re: Ui ...
O ocidente não aprende..
O ocidente não aprende, nem compreende o mundo Muçulmano.
Sempre disse que mais tarde ou mais cedo vão desejar o Kadafi de volta. Bem arrependidos devem estar...
Cambada de animais!
E ainda havia portugueses a exigir a intervenção dos países ocidentais na revolta da Líbia! Conseguiram fazer a revolução que queriam, mas logo que abateram um inimigo ... arranjaram outro para poderem continuar a matar ...

        Isto não são povos ou pessoas - são uma cambada de animais selvagens que só se sentem bem assim - a matar e a serem mortos.
OS EUA's já têm Álibi!
Com este acontecimento, os Estados Unidos ganharam argumentação extra para uma intervenção militar.
Esta argumentação de carácter diplomático servirá para contra-argumentação aos entraves levantados pela Rússia.
THE WAR MUST GO ON.
As Eleições Presidenciais dos EUA, estão ao virar da esquina.
Não nos queixemos
Com a morte de Ghadaffy, a "primavera no Egipto" e a eventual entrega da Síria a gangsters e criminosos, abriu-se uma caixa de pandora horrorosa para o Ocidente. Não nos queixemos, pois a culpa é unica e exclusivamente nossa.
Re: Não nos queixemos
Re: Não nos queixemos
Re: Não nos queixemos
O judeu americano gozou...
...e o muçulmano matou um americano
A NATO bombardeou a Líbia
e os "amigos" da Primavera Árabe
bombardearam a embaixada...
Está tudo certo!
Libya US embassy "attack" "dead" ambassador HOAX =
Libya US embassy "attack" "dead" ambassador HOAX = Arizona & Oslo "shooting victims"
Another act of illuminati theater staged accordingly to the Arizona & Oslo "shooting" "victims" script.
The ambassador is now given a new identity.
The goal is to eliminate the Libya freedom fighters opposing the illuminati's puppet government used to replace the previous puppet Gaddafi, by deploying more US Military in Libya.

Reminder: last act before Libya 9/11 that was staged according to this script, pushing reductionism to the zero limit, was ...
www.usmessageboard.com/current-events/246421-in-the-batman-shooting-script-the-judg e-is-also-the-cop-contrast-with-oslo-utoya.html
Comentários 32 Comentar

Últimas

Ver mais

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub