32
Anterior
Porta-voz do CDS arrasa Gaspar e ministro responde na mesma moeda
Seguinte
Portas e Passos almoçam a sós
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >  Embaixador americano morto na Líbia

Embaixador americano morto na Líbia

O Presidente Obama já lamentou a morte do embaixador na Líbia e de outros três norte-americanos, durante o ataque de ontem ao consulado em Benghasi
|
O consulado norte-americano em Benghazi foi ontem atacado e incendiado por homens armados
O consulado norte-americano em Benghazi foi ontem atacado e incendiado por homens armados / Getty

O embaixador norte-americano na Líbia, J. Christopher Stevens, foi morto por radicais islâmicos armados que ontem atacaram e pegaram fogo ao consulado norte-americano em Benghasi, num protesto supostamente despoletado por um filme colocado no Youtube considerado ofensivo para Maomé e para o Islão.

A morte do embaixador, ocorrida no aniversário do 11 de Setembro de 2001, foi fortemente condenada pelo Presidente Obama numa declaração em que anunciou o reforço da segurança dos diplomatas norte-americanos nos mais diversos pontos do mundo.

Uma testemunha, que estaria a realizar um trabalho no consulado, indicou por seu turno à CNN que o embaixador e as outras três pessoas foram mortas por um rocket, referindo ter visto os seus corpos esta manhã na rua e que foram levados para o Hospital Central de Benghazi. 

Uma anterior informação indicava que a morte do embaixador ocorrera devido à inalação de fumo.

A divulgação do trailer do filme-amador "Innocence of Muslims" no Youtube terá despoletado também ontem a ira de radicais islâmicos na capital do Egito que atacaram a embaixada norte-americana. Embora não tenham conseguido entrar no edifício, substituíram a sua bandeira e por outra com a inscrição "Não há nenhum Deus para lá de Alá e Mohammed é o seu profeta".

Filme amador divulgado no "Dia do Julgamento de Maomé"


O filme que terá despoletado os ataques foi colocado no YouTube por Sam Bacile, identificado como um empresário israelo-americano da Califórnia, que indicou ao "The Wall Street Journal" ter angariado cinco milhões de dólares de 100 doadores judeus para fazer um filme que procura expor a "hipocrisia" do Islão.

O trailer do filme mostra muçulmanos a pilharem as casas de cristãos egípcios, para depois passar para cenas em que Maomé surge como uma personagem ridícula e desonesta, efeminada e defensora da pedofilia.

O filme ganhou destaque internacional após Terry Jones, um pastor fundamentalista da Flórida, o ter promovido e proclamado 11 de Setembro como o "Dia Internacional do Julgamento de Maomé".

Já em 2010 e 2011, Terry Jones dera origem a revoltas sangrentas no Afeganistão ao ameaçar queimar cópias de Al Corão, tendo chegado mesmo a fazê-lo a um exemplar na sua igreja.


Opinião


Multimédia

Edwin. O rapaz que aprendeu a sonhar

O que Edwin sabia sobre a vida era sobreviver. Na cabeça dele não cabiam sonhos e os dias eram passados à procura de comida para ele e para a mãe e para o irmão. A fome espreitava nos cantos da barraca de palha no Quénia e ele escondia-se dela como podia - chupar as pedras era uma forma de a enganar. Mas a sorte dele mudou porque alguém viu nele outra coisa. E tudo começou numa dança. Agora, os mesmos dedos que agarravam as pedras tocam hoje teclas de um piano Bechstein. E os pés dele já não estão nus mas calçados. Com chuteiras. Primeiro no Benfica, agora no Estoril, o miúdo de 15 anos que fala como gente grande descobriu que tinha um sonho: ser futebolista. Como Drogba.

Em três quartos de hora não se esquece só a idade. "Esquece-se o mundo"

Maria do Céu dá três voltas ao lar sempre que pode. Edviges vai a todos os velórios, faz hidroginástica e sopas de letras. António dá um apoio na Igreja e nos escuteiros. Tudo é uma ajuda para passar os dias quando se tornam todos iguais. No Pinhal Interior Sul, a região mais envelhecida da União Europeia, quase um terço da população tem mais de 65 anos. Os mais velhos ficaram, os mais novos partiram.

Profissão: Sniper

O Expresso foi ver como são selecionados, que armas usam, para que missões estão preparados os snipers da Força de Operações Especiais do Exército. São uma elite dentro da elite. Um pelotão restrito. Anónimo. Treinam diariamente com um único objetivo: eliminar um alvo à primeira, mesmo que esteja a centenas de metros. Humano ou material. Sem dramas morais, dizem.

Xarém com conquilhas

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione com esta nova receita.

O que se passa dentro da cabeça dele

O que leva um tipo a quem iam amputando uma perna a regressar ao sítio onde os ossos se desfizeram, uma e outra vez, e testar os limites do seu corpo? Resposta: a busca pelo salto perfeito, que ele diz existir dentro dele e que ele encontrará mais dia menos dia. É a fé e a confiança que o movem e o levam a pular para lá do que é exigido a um campeão olímpico e mundial que não tem mais nada a provar a ninguém - a não ser a ele próprio. Este é um trabalho que publicámos em agosto de 2014, quando o saltador se preparava para os Europeus e falava das metas que tinha traçado para 2015 e 2016: mostrar que não estava acabado. Sete meses depois, provou-o no Europeu de pista coberta em Praga, onde venceu este fim de semana.

Amadeu, que aprendeu o mundo no campo e tinha o coração na ponta dos dedos

Em Portugal, a dedicação à língua mirandesa tem nome próprio: Amadeu Ferreira, o jurista da CMVM que - quando todos diziam que "era uma loucura impossível" - arranjou tempo para traduzir "Os Lusíadas", a "Mensagem", os quatro Evangelhos da Bíblia e ainda duas aventuras do Asterix para uma língua que pertence a um cantinho do nordeste português e é falada por menos de 15 mil pessoas. No final de 2014 deu ao Expresso aquela que viria a ser a sua última entrevista. Morreu no passado domingo e esta quinta-feira foi lançada a sua biografia, "O fio das lembranças", com quase 800 páginas.

Temos 16 imagens que não explicam o mundo, mas que ajudam a compreendê-lo

O júri do World Press Photo queria dar o prémio maior da edição deste ano (e talvez das edição todas) a uma fotografia com "potencial para se tornar icónica". A primeira imagem desta fotogaleria, por ser "esteticamente poderosa" e "revelar humanidade", é o que o júri procurava. A fotografia de um casal homossexual russo, a grande vencedora, é a primeira de 16 imagens de uma seleção onde há Messi desolado, migrantes em condições indignas no Mediterrâneo, a aflição do ébola, mistérios afins e etc - são os contrastes do mundo.

Vamos falar de sexo. Seis portugueses revelam tudo o que lhes dá prazer na cama

Neste primeiro episódio de uma série que vai durar sete semanas, seis entrevistados falam abertamente sobre aquilo que lhes dá mais satisfação na intimidade. Sexo em grupo, sexo na gravidez, prazer sem orgasmo e melhor sexo após a menopausa são alguns dos temas referidos nos testemunhos desta semana. O psiquiatra Francisco Allen Gomes explica ainda a razão de muitas mulheres fingirem o orgasmo. O Expresso e a SIC falaram com 33 portugueses que deram a cara e o testemunho de como são na cama. Ao longo das próximas sete semanas, contamos-lhe tudo.

Elvis. Gostamos ou não gostamos?

Ele não é consensual, mas é incontornável. Dispunha de penteado majestoso e patilha marota, aparentava olhar matador e pose atrevida. E deixou canções: umas fáceis e outras nem tanto, por vezes previsíveis e às vezes inesperadas, ora gentis ora aceleradas. E ele, Elvis, nasceu em janeiro de 1934 - há precisamente 40 anos, ao oitavo dia. Temos quatro textos sobre o artista: Nicolau Santos, Rui Gustavo, Nicolau Pais e João Cândido da Silva explicam o que apreciam, o que toleram e o que não suportam.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Desfile de vedetas

Saiba tudo sobre os modelos concorrentes ao Carro do Ano 2015/Troféu Essilor Volante de Cristal. Conheça o essencial sobre os 20 automóveis participantes nesta iniciativa, da estética, às características técnicas, do preço ao consumo. A apresentação ficará completa no dia 3 de janeiro.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

Desacelerámos a realidade para observar a euforia da liberdade

Ela, Jacarandá, é algarvia. Ele, Katmandu, é espanhol. São linces e agora experimentam a responsabilidade da liberdade: foram soltos esta terça-feira numa herdade alentejana, próxima de Mértola, eles que saíram de centros de reprodução em cativeiro. Foi inédito: nunca tinha acontecido algo assim em Portugal. Estivemos lá e ensaiámos o slow motion.


Comentários 32 Comentar
ordenar por:
mais votados
O tio Sam
O tio Sam, porque não fala a língua de Camões, não sabe que por cá o Zé Povinho diz que: "Quem semeia ventos, colhe tempestades".
Re: O tio Sam
Re: O tio Sam
Re: O tio Sam
Re: O tio Sam
Re: O tio Sam/// Prezado "CÃODAROSA"
Re: O tio Sam/// Prezado
morrido devido à inalação de fumo
Levaram com um rocket em cima foi o que foi
Então isto é que é a Primavera Arabe?
O Kadafi é que era mau??

E agora o que é que os E U A vão fazer?Bombardear Benzaghi?
  A caldeirada seguinte vai ser no Egipto e depois na na Siria onde governos totalitários estão a ser substituidos por governos fundamentalistas islamicos

Nao consigo acreditar como é que estes tótós americanos pensavam que era possivel implementar a democracia no meio de fundamentalistas islamicos que só eram controlados com mão de ferro...o resultado está à vista

E Israel anda anestesiado ou é como o rato hipnotizado em frente à serpente e não consegue ver o perigo?ou está à espera que caia uma morteirada em Tel Aviv para depois começar a disparar em todas as direções?
Re: morrido devido à inalação de fumo
Re: morrido devido à inalação de fumo
Re: morrido devido à inalação de fumo
Re: morrido devido à inalação de fumo
Fanáticos matam: Por causa de um filme no Youtube
« Embaixador americano na Líbia terá sido morto »

Vai ser um acontecimento festejado por muito extremista.

Depois, quando vierem as represálias, já haverá muitos protestos contra os demónios americanos.

Este tipo de gente
Não sabe conviver por tal tem de ser mantido em clausura, fogo total neste esterco de gente que não fas falta à humanidade.
Re: Este tipo de gente
Governo líbio
"Governo líbio confirma..."
Mas a Líbia tem um governo?
É só rir.
E mandam onde? No bairro das embaixadas em Tripoli?
Não há governos na Líbia nem Iraque nem Egipto nem nas primaveras todas. Aquela malta vai-se comer toda uns aos outros e aos tótós que por lá andem com a fisgada no petróleo e nas empreitadas.
Re: Governo líbio
Foi a Nato que deu o poder a esta jihads
"O tiro saiu pela culatra". Foi a Nato que deu o poder aos extremistas islamistas que governam a Líbia. Estes extremistas foram armados pelo ocidente. São as mesmas armas que assassinaram a o Embaixador Chris Steven.
Re: Foi a Nato que deu o poder a esta jihads
'Embaixador americano morto na Líbia
Este evento é um presente de bandeja para o regime Sírio.

Benghasi, se se lembram foi a cidade de onde partiu a rebelião contra Kaddafi. O argumento deste para usar mão de ferro nessa rebelião foi que esta tinha por trás, o odiado fundamentalismo Islâmico, mais especificamente, guerrilheiros industriados treinados nas guerras do Iraque e o Afeganistão. Sabemos como acaba a história: o Ocidente nas suas supostas medidas de contenção do conflito Líbio joga efetivamente contra o regime deste e a Líbia cai. A recompensa? Em Benghasi, cidade onde nasce a rebelião vitoriosa, o embaixador Americano é morto.

Tudo isto parece um remake dum mais doloroso que aconteceu no Afeganistão. Os Estados Unidos que ajudaram Bin Laden e amigos a vencer os Soviéticos, foram pagos com duas fossas enormes em Nova Iorque. A lição que se retira é que há vitórias que são perigosas, quando resultam em estados falhados.

Na Líbia, as coisas até estão a correr melhor do que eu previa... mas a reação Americana vai ser inevitável e provavelmente terrível: Obama está demasiado perto de eleições para se arriscar a dar imagem de fraco. O que significa que vai ser desproporcionada, com os inerentes custos de desestabilizar uma situação já instável. Aguentará a Líbia?

O regime Sírio agradece... eles insistem que é este tipo de fações que querem prevenir. Agradecem a quem? A Sam Bacile também, claro. O que é um bombeiro sem incêndios? E Sam Bacile é um incendiário que lá conseguiu atear um!
Re: 'Embaixador americano morto na Líbia
Ui ...
Isto vai merecer castigo máximo ...
O Tio Sam vai invadir
Re: Ui ...
O ocidente não aprende..
O ocidente não aprende, nem compreende o mundo Muçulmano.
Sempre disse que mais tarde ou mais cedo vão desejar o Kadafi de volta. Bem arrependidos devem estar...
Cambada de animais!
E ainda havia portugueses a exigir a intervenção dos países ocidentais na revolta da Líbia! Conseguiram fazer a revolução que queriam, mas logo que abateram um inimigo ... arranjaram outro para poderem continuar a matar ...

        Isto não são povos ou pessoas - são uma cambada de animais selvagens que só se sentem bem assim - a matar e a serem mortos.
OS EUA's já têm Álibi!
Com este acontecimento, os Estados Unidos ganharam argumentação extra para uma intervenção militar.
Esta argumentação de carácter diplomático servirá para contra-argumentação aos entraves levantados pela Rússia.
THE WAR MUST GO ON.
As Eleições Presidenciais dos EUA, estão ao virar da esquina.
Não nos queixemos
Com a morte de Ghadaffy, a "primavera no Egipto" e a eventual entrega da Síria a gangsters e criminosos, abriu-se uma caixa de pandora horrorosa para o Ocidente. Não nos queixemos, pois a culpa é unica e exclusivamente nossa.
Re: Não nos queixemos
Re: Não nos queixemos
Re: Não nos queixemos
O judeu americano gozou...
...e o muçulmano matou um americano
A NATO bombardeou a Líbia
e os "amigos" da Primavera Árabe
bombardearam a embaixada...
Está tudo certo!
Libya US embassy "attack" "dead" ambassador HOAX =
Libya US embassy "attack" "dead" ambassador HOAX = Arizona & Oslo "shooting victims"
Another act of illuminati theater staged accordingly to the Arizona & Oslo "shooting" "victims" script.
The ambassador is now given a new identity.
The goal is to eliminate the Libya freedom fighters opposing the illuminati's puppet government used to replace the previous puppet Gaddafi, by deploying more US Military in Libya.

Reminder: last act before Libya 9/11 that was staged according to this script, pushing reductionism to the zero limit, was ...
www.usmessageboard.com/current-events/246421-in-the-batman-shooting-script-the-judg e-is-also-the-cop-contrast-with-oslo-utoya.html
Comentários 32 Comentar

Últimas

Ver mais
Receba a nova Newsletter
Ver Exemplo

Pub