21 de abril de 2014 às 7:56
Página Inicial  ⁄  Feeds  ⁄  Última Hora Lusa  ⁄  Actualidade  ⁄  Eleições: Próximo líder do PS deve procurar concertação com outros partidos, defendem politólogos

Eleições: Próximo líder do PS deve procurar concertação com outros partidos, defendem politólogos

Lusa

Lisboa, 05 jun (Lusa) - O próximo líder do PS "tem de operar uma concertação com os restantes partidos", nomeadamente com PSD e CDS-PP, e os socialistas terão de se "empenhar verdadeiramente" na eleição de um novo secretário-geral, consideraram politólogos em declarações à Lusa.

Para José Manuel Moreira, professor catedrático de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Aveiro, os futuros responsáveis do Governo - seja o PSD em cenário de maioria absoluta, seja em coligação com o CDS-PP - terão de ter a "coragem para aplicar o programa" da 'troika' para Portugal e, se possível, "ir ainda mais além", sendo que para tal será importante a concertação com os socialistas. "O próximo líder do PS terá de operar uma concertação com outros partidos", afirmou o politólogo.

Já para o politólogo Rui Novais, docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a demissão de José Sócrates de secretário-geral do PS pode gerar inclusive a presença dos socialistas num "elenco governativo alargado", embora tal não seja o cenário "mais previsível", admite. "Equaciona-se a possibilidade de o PS, com outro líder, poder vir a integrar um elenco governativo alargado. Não descarto por completo essa possibilidade", declarou, recordando que a saída de Sócrates como secretário-geral do PS foi uma condição "sine qua non" de Pedro Passos Coelho para "ter esse tipo de acordo".

Comentários 2 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
A COLIGAÇÃO NÃO TEM A MAIORIA?
POIS QUE GOVERNEM E NÃO PEÇAM GUARDA CHUVAS!
Re: A COLIGAÇÃO NÃO TEM A MAIORIA? Ver comentário
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub