35
Página Inicial   >  Política  >  Eleições Autárquicas 2013

Eleições Autárquicas 2013

Quer saber quem ganhou na sua freguesia? Veja aqui todos os resultados: câmaras, assembleias municipais e freguesias.
|

Opinião


Multimédia

Edwin. O rapaz que aprendeu a sonhar

O que Edwin sabia sobre a vida era sobreviver. Na cabeça dele não cabiam sonhos e os dias eram passados à procura de comida para ele e para a mãe e para o irmão. A fome espreitava nos cantos da barraca de palha no Quénia e ele escondia-se dela como podia - chupar as pedras era uma forma de a enganar. Mas a sorte dele mudou porque alguém viu nele outra coisa. E tudo começou numa dança. Agora, os mesmos dedos que agarravam as pedras tocam hoje teclas de um piano Bechstein. E os pés dele já não estão nus mas calçados. Com chuteiras. Primeiro no Benfica, agora no Estoril, o miúdo de 15 anos que fala como gente grande descobriu que tinha um sonho: ser futebolista. Como Drogba.

Todas as ilhas têm a sua nuvem

Raul Brandão chamou-lhe 'A Ilha Branca'. Como viajante digo que tem um verde diferente das outras oito que com ela formam o arquipélago dos Açores. É tenra, mansa, repousante e simultaneamente desafiante. Esconde segredos como a lenda da Maria Encantada e um vulcão florestado a meio do século passado que nos transporta para uma dimensão sulfurosa e mágica. Obrigatória para projetos de férias de natureza.

Em três quartos de hora não se esquece só a idade. "Esquece-se o mundo"

Maria do Céu dá três voltas ao lar sempre que pode. Edviges vai a todos os velórios, faz hidroginástica e sopas de letras. António dá um apoio na Igreja e nos escuteiros. Tudo é uma ajuda para passar os dias quando se tornam todos iguais. No Pinhal Interior Sul, a região mais envelhecida da União Europeia, quase um terço da população tem mais de 65 anos. Os mais velhos ficaram, os mais novos partiram.

Profissão: Sniper

O Expresso foi ver como são selecionados, que armas usam, para que missões estão preparados os snipers da Força de Operações Especiais do Exército. São uma elite dentro da elite. Um pelotão restrito. Anónimo. Treinam diariamente com um único objetivo: eliminar um alvo à primeira, mesmo que esteja a centenas de metros. Humano ou material. Sem dramas morais, dizem.

Xarém com conquilhas

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione com esta nova receita.

O que se passa dentro da cabeça dele

O que leva um tipo a quem iam amputando uma perna a regressar ao sítio onde os ossos se desfizeram, uma e outra vez, e testar os limites do seu corpo? Resposta: a busca pelo salto perfeito, que ele diz existir dentro dele e que ele encontrará mais dia menos dia. É a fé e a confiança que o movem e o levam a pular para lá do que é exigido a um campeão olímpico e mundial que não tem mais nada a provar a ninguém - a não ser a ele próprio. Este é um trabalho que publicámos em agosto de 2014, quando o saltador se preparava para os Europeus e falava das metas que tinha traçado para 2015 e 2016: mostrar que não estava acabado. Sete meses depois, provou-o no Europeu de pista coberta em Praga, onde venceu este fim de semana.

Amadeu, que aprendeu o mundo no campo e tinha o coração na ponta dos dedos

Em Portugal, a dedicação à língua mirandesa tem nome próprio: Amadeu Ferreira, o jurista da CMVM que - quando todos diziam que "era uma loucura impossível" - arranjou tempo para traduzir "Os Lusíadas", a "Mensagem", os quatro Evangelhos da Bíblia e ainda duas aventuras do Asterix para uma língua que pertence a um cantinho do nordeste português e é falada por menos de 15 mil pessoas. No final de 2014 deu ao Expresso aquela que viria a ser a sua última entrevista. Morreu no passado domingo e esta quinta-feira foi lançada a sua biografia, "O fio das lembranças", com quase 800 páginas.

Temos 16 imagens que não explicam o mundo, mas que ajudam a compreendê-lo

O júri do World Press Photo queria dar o prémio maior da edição deste ano (e talvez das edição todas) a uma fotografia com "potencial para se tornar icónica". A primeira imagem desta fotogaleria, por ser "esteticamente poderosa" e "revelar humanidade", é o que o júri procurava. A fotografia de um casal homossexual russo, a grande vencedora, é a primeira de 16 imagens de uma seleção onde há Messi desolado, migrantes em condições indignas no Mediterrâneo, a aflição do ébola, mistérios afins e etc - são os contrastes do mundo.

Vamos falar de sexo. Seis portugueses revelam tudo o que lhes dá prazer na cama

Neste primeiro episódio de uma série que vai durar sete semanas, seis entrevistados falam abertamente sobre aquilo que lhes dá mais satisfação na intimidade. Sexo em grupo, sexo na gravidez, prazer sem orgasmo e melhor sexo após a menopausa são alguns dos temas referidos nos testemunhos desta semana. O psiquiatra Francisco Allen Gomes explica ainda a razão de muitas mulheres fingirem o orgasmo. O Expresso e a SIC falaram com 33 portugueses que deram a cara e o testemunho de como são na cama. Ao longo das próximas sete semanas, contamos-lhe tudo.

Elvis. Gostamos ou não gostamos?

Ele não é consensual, mas é incontornável. Dispunha de penteado majestoso e patilha marota, aparentava olhar matador e pose atrevida. E deixou canções: umas fáceis e outras nem tanto, por vezes previsíveis e às vezes inesperadas, ora gentis ora aceleradas. E ele, Elvis, nasceu em janeiro de 1934 - há precisamente 40 anos, ao oitavo dia. Temos quatro textos sobre o artista: Nicolau Santos, Rui Gustavo, Nicolau Pais e João Cândido da Silva explicam o que apreciam, o que toleram e o que não suportam.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Desfile de vedetas

Saiba tudo sobre os modelos concorrentes ao Carro do Ano 2015/Troféu Essilor Volante de Cristal. Conheça o essencial sobre os 20 automóveis participantes nesta iniciativa, da estética, às características técnicas, do preço ao consumo. A apresentação ficará completa no dia 3 de janeiro.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

Desacelerámos a realidade para observar a euforia da liberdade

Ela, Jacarandá, é algarvia. Ele, Katmandu, é espanhol. São linces e agora experimentam a responsabilidade da liberdade: foram soltos esta terça-feira numa herdade alentejana, próxima de Mértola, eles que saíram de centros de reprodução em cativeiro. Foi inédito: nunca tinha acontecido algo assim em Portugal. Estivemos lá e ensaiámos o slow motion.


Comentários 35 Comentar
ordenar por:
mais votados
Vitória mesmo de quem?
PS com menos 1.5%, menos 275 000 votos do que em 2009 e reclamam vitória estrondosa?

Afinal estavam a concorrer contra quem?

Era contra o governo ou contra cada um dos partidos individualmente?

É que se for a 1ª hipótese, conforme os Socialistas de Seguro diziam então apenas tiveram mais 2% do que todos os votos onde entram PSD, CDS coligados e sozinhos.

Será que se pode tirar mesmo uma qq ilacção destas eleições para com as Legislativas?

Então o CDS e o PCP (através) da CDU passariam a governar.

Um porque teve um acréscimo de 500% no número de Câmaras e o outro porque aumentou o número de votos efectivos.

O PS foi incapaz de, conforme a sua táctica de campanha, arrasar com o PSD E CDS/PP em função da Coligação que Governa Portugal, sendo que mesmo usando falsos argumentos falharam em toda a linha a tão retumbante vitória.

Vitória Socialista só mesmo internamente para António Costa, na senda do lugar de Secretário Geral do PS...

Claro que PSD e CDS-PP viram diminuídas as intenções de voto, provavelmente deveriam rever em que condições foram escolhidos alguns candidatos por esse país fora. Esses sim foram derrotados sem apelo nem agravo.

Agora quem não pode reclamar vitória ou qq crédito é o BE.

BE esse que ainda gritou, para ver se alguém nota que está vivo, após ter perdido votos, % e a única CM.
onde está o nº de votos de 2009?
Google=)
O EXPRESSO não está de parabéns!
O QUE É QUE ACONTECEU AQUI?
Porque é que o meu segundo comentário a dar conta dum pequeno erro técnico que devia ser resolvido, foi apagado? Porque é que outros comentários não relacionados com este também o foram?
Não percebo. Só chamei a atenção que deviam chamar rapidamente o técnico de informática que vos fez as chamadas às bases de dados, para corrigir o problema em que não conseguem comparar as votações passadas com as do domingo. Basicamente, o vosso inquérito à base de dados só pergunta pelas formações que tiveram resultados no Domingo, esquecendo-se dos que foram candidatos no passado e no Domingo não o foram. Estamos no ponto em que, para a minha freguesia, sei dos resultados do PSD e do CDS este ano, mas não sei no ano passado por nessa altura pelos vistos devem ter corrido coligados... e isto não é perguntado.
Este problema não é difícil resolver. E APAGAM-ME O COMENTÁRIO ONDE FAÇO ESTA SUGESTÃO???
A que propósito????
Dimensão da derrota
Com a publicação dos totais de votos, tem-se melhor a noção do trambolhão do PSD. A perda de 33 câmaras engana e só agora é que vi que teve menos um milhão de votos do que o PS . Tinha defendido que não se tratou de um castigo ao governo, mas enganei-me. Foi um severo castigo.

O que se pode argumentar é que qualquer governo estaria a fazer parecido e teria igualmente sido castigado. Também os erros de Sintra e do Porto fizeram perder uma boa quantidade votos.

Mas a verdade mantém-se : Foi uma queda de grande altura !!!!!
Engano
Também fui ao engano.
AS ELEIÇÕES, OS RESULTADOS E O PSD/CDS-PP
Deixo-lhes um factor de reflexão, a CDU/PEV. Não sei se estão a lambuzar os actuais resultados da Coligação CDU/PEV, e se os estão a digerir bem. Proponho, umas pastilhas de (democraticidade), as quais farão bem para ajudar a remoer os grãos duros da dita coligação, e, até os "picadilhos" que daí advirão e que vão colocar muito barulho na engrenagem fascista da coligação (des) Governamental PSD/CDS.PP. Apoiem-se, porque, quando começar a tocar a quebrado, não vai sobrar crâneos direitos.
Afinal ninguém disse...
Mas quem ganhou foi a abstenção !!!
Abstenção
Com 3091 votos!!
a abstençao, o papao que todos querem ignorar
Brancos + Nulos
O que eu verifiquei nestas eleições foi o aumento de 170% dos votos nulos e brancos, em Lisboa, e retrato semelhante pelo resto do país. Em Lisboa equivalem ao 3º lugar com 8.2%.
Já nem vale a pena falar na abstenção, e nas pessoas que já nem se dão ao trabalho de caucionar um sistema totalmente corrompido e pervertido.
Falo é dos que querem votar, vão votar e rejeitam qualquer partido.

Neste aspecto estamos ao nível dos países subdesenvolvidos: só uma minoria residual acredita nos políticos e no sistema partidário.

Será que os políticos, a Assembleia da República, o Presidente da República não acham que era altura de introduzir mecanismos de selecção dos indivíduos que se esgueiram nos partidos para assumir cargos públicos?

       
Sem surpresas
Juntem os votos do PSD + coligacoes PSD com CDS + CDS e comparem com os totais do PS para chegarem a conclusao que em caso de eleiccoes antecipadas nao haveria maiorias absolutas nem estabilidade politica. Tendo em conta o cenario politico isto traduz-se numa tripla derrota (PSD, PS, Portugal).

      PSD- Penalizado com as pesadas medidas de austeridade que nunca deram votos e a incapacidade (ou falta de vontade) em tomar certas medidas essenciais sofre a derrota esperada.

            PS- Apesar de um cenario politico em tudo favoravel nao consegue uma vitoria esmagadora com que possa pressionar o PR, o PM ou a opiniao publica para a realizacao de eleiccoes antecipadas.

            Portugal- Tambem perde porque nao se vislumbra no horizonte uma estabilidade politica muito necessaria no actual contexto e pior ainda, o pessoal continua a votar nos partidos que venderam (por via da divida que contrairam) a nacao a interesses estrangeiros enchendo os proprios bolsos (e dos amigos e patrocinadores) no processo ficando mais uma vez provado (embora com pequenas mostras de melhoria) que Portugal tem serias dificuldades em destinguir o certo do errado, o licito do ilicito, o heroi e o vilao.

                Destaque-se a grande vitoria da abstencao.

Cumprimentos.
           
Errado
Uma questao de ponto de vista
A PARTIDOCRACIA PERDEU
Os votos entregues aos partidos obtêm-se dos votos que não lhes foram atribuidos que são:
>>>> abstenção 47.4
>>>> independentes 6.7
>>>> brancos 5...
>>>> nulos 2.5
>>>> Total 61.6
Ou seja os partidos receberam menos de 40 % dos votos potenciais !!! Quem ganhou as eleições foram as candidaturas independentes e todos os que estão contra a a ditadura partidária, abstencionistas, votos brancos e votos nulos. Partidos transformen-se enquanto podem. O povo ontem, exprimiu num ronco surdo, que a bandalheira não vai continuar muito mais tempo. A ver a votação da CDU, parte da partidocracia !!!
Problema da Abstenção
O POVO NÃO QUER MAIS DESTA DEMOCRACIA
ahah... a salvadora abstenção.
PARTIDOCRACIA CONTRA MOREIRA
>>>> Da múmia Almeida Santos na RTPI: “as eleições decorreram de modo exemplar excepto o caso de Rui Moreira que foi mau”. Entenda-se mau para a democracia.
>>>> Do menino bonito da direita, Morais Sarmento: “a vitoria de Moreira foi brilhante, mas foi pena o tom zangado e crispado com que teceu os comentários da vitória”.
Da esquerda à direita a partidocracia não digere a vitória dos independentes, os partidos estão choqueados, está-lhes a soar o fim de um ciclo, e assoma-se uma nova República.
O estertor da partidocracia
ABSTENÇÃO
Parabéns pela criação desta página informativa. Já não era sem tempo! Faz ver à CNE e a muitos "tapadinhos" que andam por aí!
Só não percebo porque é que aparece o valor da Abstenção (36%, por exemplo) e Votos=1. O que significa este voto? Não fazia falta (já agora) uma referência ao número de Inscritos?
como diz o outro...
ACORDA PORTIGAL!
O sr.Passos Coelho já dizia, antes das eleições que, independentemente do seu resultado não fazia tensões de mudar de rumo e, declaradamente, se estava a lixar para elas.
Este senhor, já deu provas de grande prepotência nos seus actos e seguramente que, após este resultado desastroso nas eleições autarquicas, está já "rosnando debaixo da mesa" (entre aspas), pensando como irá lixar os portugueses. Não tenhamos dúvidas, quem o conhece que o diga. Está no seu perfil!
Agora vai começar com as ameaças do 2º resgate e, depois de entreter os portugueses durante algum tempo e dos comentaristas os assustarem, ele "volta atrás" (também entre aspas), e aprova o imposto sobre os depósitos bancários como se fez no Chipre e que, segundo já li algures iria dar um encaixe financeiro de 13 mil milhões de euros.
Os portugueses têm de abrir os olhos, porque esta estratégia está na calha e, este silêncio à volta deste assunto, é bem revelador que os portugueses têm os olhos muito fechados.
Mais uma vez, Portugal está nas mãos do sr.Paulo Portas porque o presidente da república está no camarote a ver a banda passar. Só ele poderá dar um murro na mesa e dizer Basta!
Partilhem esta mensagem. ACORDA PORTUGAL! (novo movimento de cidadãos independentes)
Engana-se!
Autárquicas.
Deixe o seu comentário
Autárquicas.
Tendo por base a informação aqui disponibilizada e faltando apurar apenas 37 freguesias concluímos que o PSD ( excluem-se as coligações com CDS ) representa 16,57 % ( total de votos 812.034 !).
        A conclusão é óbvia ; O PSD não representa o povo português !
Excelente trabalho
Parabéns
Comentários 35 Comentar

Últimas

Receba a nova Newsletter
Ver Exemplo

Pub