Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Xanana Gusmão admite interesse na Galp e EDP

O primeiro-ministro de Timor-Leste admitiu o interesse timorense nas empresas portuguesas Galp e EDP.

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, admitiu hoje o interesse timorense nas empresas portuguesas GALP e EDP, considerando tratar-se de uma boa oportunidade para aquele país.

"É uma decisão que não pode ser tomada muito rapidamente. Temos de estudar as nossas capacidades e a viabilidade a longo prazo", afirmou Xanana Gusmão aos jornalistas, à margem de um encontro com a comunidade timorense de Portugal, em Lisboa.

Xanana Gusmão, que iniciou hoje uma visita oficial a Portugal, que decorre até ao dia 29 de setembro, explicou que a visita pretende "reforçar a cooperação com o novo governo" português, continuando as relações que já tinham com o anterior Executivo, e "procurar novas possibilidades" de cooperação".

O primeiro-ministro timorense adiantou que os dois países estão a preparar um acordo sobre dupla tributação que irá permitir que empresas portuguesas que se estabeleçam em Timor-leste recebam benefícios fiscais.

Xanana Gusmão revelou ainda que o brigadeiro-general Lere Anan será o novo chefe das Forças Armadas, substituindo o major-general Taur Matan Ruak, que pediu a demissão do cargo.