Siga-nos

Perfil

Economia

WorldGMC

Que difícil é ser CEO

No Global Management Challenge o CEO age como coordenador das deciões e cabe-lhe a última palavra. Desempenhar esta função parece mais fácil do que é na realidade.

Maribela Freitas (www.expresso.pt)

Para Joaquim Domingos, participante do Global Management Challenge 2011, na equipa Emel, o CEO deve "permitir a discussão sem reservas, assumindo um papel de liderança e decidindo no momento oportuno". Parece fácil, mas não é. Conta Joaquim Domingos que na liderança da sua equipa a maior dificuldade que enfrentou foi chegar a consenso na altura da tomada de decisão. Para dar a volta a essa dificuldade, os membros da sua formação discutiram os diferentes pontos de vista, o que lhes permitiu uma aprendizagem mútua acerca dos temas em análise.

Mas qualquer pessoa pode cometer erros e o CEO não é infalível. Conta Joaquim Domingos que no exercício desta função no Global Management Challenge falhou por excesso de confiança nalgumas das decisões tomadas. Um erro que tentaram enquanto equipa remediar nas decisões seguintes.

Tendo sido esta a sua primeira participação na prova, Joaquim Domingos considera-a uma experiência interessante que permitiu adquirir conhecimentos que podem ser aplicados na vida profissional. Acrescenta que deu ao seu grupo a perceção exata das exigências da gestão e de como se tomam decisões dentro de um grupo.