Siga-nos

Perfil

Economia

WorldGMC

Liderar pelo exemplo

Estratégia, motivação e decisão são os três níveis a que deve atuar um CEO no Global Management Challenge. Para melhor executar a sua função deve liderar pelo exemplo, delegar tarefas e ser claro e firme nas suas ações.

Maribela Freitas (www.expresso.pt)

Fomentar a discussão estratégica, providenciar linhas de orientação gerais, dinamizar a participação individual dos elementos da equipa e assumir uma decisão final clara e coerente com a estratégia tomada, são na opinião de Agostinho Sousa, participante do Global Management Challenge 2011, na equipa Bic Gest, as linhas pelas quais um CEO se deve orientar.

"As principais dificuldades de exercer as funções de CEO resultam da necessidade de conjugar opiniões diferentes e estratégias que podem não ser coincidentes, bem como a necessidade de tomar decisões rápidas com pouco tempo de análise disponível", refere Agostinho Sousa. Durante a competição e exercendo esta função na sua equipa, revela que deu a volta às dificuldades "definindo uma estratégia coerente e assumindo a responsabilidade clara da decisão final". Quanto a erros cometidos, conta que nem sempre dedicou o tempo devido à tomada de decisão e subestimou o impacto de algumas variáveis. Para resolver estes contratempos, procurou delegar tarefas para um aproveitamento mais eficaz do tempo e analisou os resultados obtidos e desvios registados, para daí retirar linhas de atuação estratégicas para decisões futuras.

Para desempenhar a função de CEO Agostinho Sousa considera ser importante liderar pelo exemplo e estar sempre disponível para assumir e fazer o que é solicitado à organização e aos seus recursos humanos; delegar competências e tarefas na equipa e ter capacidade de decisão assumindo a responsabilidade final das decisões a implementar.