Siga-nos

Perfil

Economia

WorldGMC

Aprender com a prática simulada

No Global Management Challenge os participantes desenvolvem o trabalho de equipa e verificam o impacto das suas decisões no funcionamento da empresa.

“Ao tomarem decisões de alta administração os participantes passam pela análise de indicadores económicos e financeiros, ganham uma análise mais ampla e visão estratégica de uma empresa, compreendendo a interação entre as várias áreas funcionais e o impacto que uma pequena decisão pode ter numa organização”, é como Nuno Campos, líder da equipa IT Sector/Electrus, sumariza o que a sua equipa aprendeu nesta competição. Acrescenta ainda que “o nosso grupo determinou que o sucesso da gestão, dentro e fora da competição, passa por atingir as expectativas de todos os ‘stakeholders’ evolvidos”.

Já Ricardo Peixoto, chefe da equipa EDP/Nasdaq ISCTE, refere que “todas as decisões dependem sempre de vários fatores e a competição obriga-nos a olhar de forma mais macro, para de seguida analisar as várias variáveis e ver os seus impactos no resultado que pretendemos obter, não descurando o histórico que é um excelente indicador”. Acredita que nesta simulação da vida de uma empresa, o trabalho em equipa é fundamental, bem como saber ouvir todos os elementos da equipa, os seus pontos de vista, justificando-os com dados concretos.

Tanto para Nuno Campos como Ricardo Peixoto o Global Management Challenge permite desenvolver competências e é uma oportunidade de aprendizagem para quadros e estudantes.