Siga-nos

Perfil

Economia

WorldGMC

Exercício de gestão

O Global Management Challenge é uma forma lúdica e prática de aprender como se gere uma empresa.

“Recomendamos a participação nesta competição a qualquer pessoa que esteja disposta a aceitar este desafio de gestão”, explica Ricardo Meyrelles, chefe da equipa de estudantes da área de química e engenharia física e tecnológica, a ISTMC/Mr Chef. É que, na sua opinião, ao receber em mão a gestão de uma empresa, é necessário compreender em que situação esta se encontra e qual o melhor caminho a seguir, já que existem outras empresas no mercado, na mesma situação e com o mesmo objetivo de ter sucesso. Uma característica que permite a “aquisição de um conhecimento básico do funcionamento de uma empresa por aprendizagem das regras do simulador e mais tarde a experiência sobre tomada de decisões e definição de estratégias”, frisa o estudante.

No Global Management Challenge todos os participantes têm os mesmos parâmetros de decisão e é necessário planear uma estratégia que abranja não só a ação da sua empresa, como também da concorrência. Por isso e para Ricardo Meyrelles, “a adaptabilidade do plano de gestão face à atividade das restantes empresas, nomeadamente a nível de preços, publicidade, produção, entre outros, é crucial”, salienta. Ao que tudo indica esta é uma regra de sucesso, já que a equipa está presentemente a disputar a segunda volta.

Esta aprendizagem pode ser, na perpetiva do líder da ISTMC/Mr Chef, “transposta de forma ponderada para o nosso dia-a-dia como algo a considerar, uma vez que existe competição a nível académico ou laboral e poderá ser necessário prestar atenção às condições em que os restantes membros da comunidade se encontram”.