Siga-nos

Perfil

Economia

WorldGMC

Uma competição global

  • 333

O Global Management Challenge está presente em mais de 30 país. Líderes das equipas de quatro países que participaram na última final internacional avaliaram esta iniciativa portuguesa.

A final internacional da edição de 2015 realizou-se em Macau, no passado mês de abril. Em pleno processo de luta pelo título de campeão internacional, que foi alcançado mais uma vez pela Rússia, os líderes das equipas de alguns países explicaram o que aprenderam e quais os pontos fortes desta competição portuguesa de estratégia e gestão.

Na perpetiva de Alejandro Navas Jimenez, chefe da equipa espanhola, o Global Management Challenge ensina a gerir o stress. No trabalho realizado durante a final internacional a sua equipa optou pela polivalência e decisão conjunta, o que foi também uma aprendizagem daqui retirada.

Já para Rui Xiong, líder chinês, o que de mais importante esta competição tem para oferecer é a sua vertente empreendedora. Ou seja, mostra como gerir uma empresa aos participantes que queiram partir para a criação de um negócio próprio.

Estudante de economia, Martin Mucha, da equipa da Eslováquia revelou na final internacional que o que esta prova tem de melhor é dar a oportunidade aos participantes de “aprenderem com a prática”.

Uma opinião partilhada por Olivier Maina Mudriri, chefe da equipa do Quénia. Na sua análise o Global Management Challenge é o local ideal para testar e praticar os conhecimentos aprendidos na universidade.