Siga-nos

Perfil

Economia

WorldGMC

Gerir uma empresa virtual

  • 333

Fábio Marques, membro da equipa CGD/Isegmc/Dolphin, não resistiu ao desafio colocado pelo Global Management Challenge 2015 de comandar os destinos de uma empresa.

Nesta competição de estratégia e gestão, criada há 36 anos pelo Expresso e a SDG, os participantes são desafiados a gerir uma empresa, embora de forma virtual, com o objetivo de obter o melhor desempenho do investimento. Para Fábio Marques, finalista do curso de gestão no ISEG “gerir uma empresa virtual parecia bastante divertido. Esta competição força ao uso amplo dos conhecimentos académicos e ao seu cruzamento. Torna a aprendizagem muito mais apelativa e leva-me a explorar informações exteriores ao curso para conseguir o melhor aproveitamento da própria prova”.

Na sua perspetiva é a componente prática que por vezes falta nas licenciaturas. Dá como exemplo a oportunidade prática que dá aos participantes de comprarem ações, de planificarem a contabilidade analítica da empresa, criarem cenários e sistemas para melhorarem o desempenho.

Fábio Marques afirma ainda que no Global Management Challenge e de um ponto de vista mais académico, “descobri um gosto especial por otimizar empresas e creio ser algo que me vejo a fazer no futuro se conseguir entrar em alguma empresa que me dê essa oportunidade”. Para já e em conjunto com os seus colegas de equipa, uma vez que entraram no ISEG Management Challenge – uma competição interna criada pela SDG para esta universidade que simula o Global Management Challenge e dá às melhores equipas a oportunidade de entrar na competição nacional - ganhou um estágio na Caixa Geral de Depósitos e esse será um desafio profissional que vai enfrentar, proporcionado por esta competição.