Siga-nos

Perfil

Economia

WorldGMC

Portugal no cenário internacional

  • 333

A equipa nacional que integrou a última final internacional do Global Management Challenge era constituída por quadros e estudantes. João Gonçalves, líder desta formação, faz um balanço da participação.

China, Polónia, República Checa, Hong Kong e Turquia, foram os países que Portugal teve de enfrentar na final internacional da edição de 2014 do Global Management Challenge, realizada em abril deste ano, em Praga, na República Checa. A semifinal não correu bem a Portugal, é que quase no final, na quarta decisão, foi ultrapassado pela China e Polónia e o nosso país ficou pelo caminho, não tendo passado à finalíssima.

João Gonçalves, líder da equipa lusa, já participou noutras finais internacionais. Contudo esta foi a primeira em que esteve presente e foi utilizado o novo simulador. “A competição tem agora mais fatores de decisão,  aspetos e dados para analisar. Em suma, o simulador é mais complexo” explicou o chefe da equipa portuguesa durante a final internacional. Deu como exemplo o facto de ser agora possível recorrer ao outsourcing, entre outras decisões, que influem diretamente na gestão da empresa.

Para o líder luso e para além das equipas do seu grupo serem muito competitivas, o novo simulador contribuiu para o resultado nacional. “Já utilizamos o novo simulador em Portugal, mas é a primeira vez que o usamos num contexto internacional e outras equipas aqui presentes têm mais experiência neste contexto”, afirmou.

Apesar do resultado obtido a equipa nacional deu o seu melhor e está agora a competir novamente na edição portuguesa do Global Management Challenge 2015.