Siga-nos

Perfil

Economia

WorldGMC

Início da competição

  • 333

A edição de 2015 do Global Management Challenge já começou, com a tomada da primeira decisão.

A 36.ª edição desta competição de estratégia e gestão, criada  pelo Expresso e a SDG, teve início esta semana com a tomada da primeira decisão pelas 416 equipas em prova. Durante as próximas quatro semanas as equipas vão ter de decidir quais as melhores medidas a tomar na gestão da sua empresa, para garantirem a passagem à segunda volta.

Das mais de 400 equipas que estão a competir, 230 são formadas por estudantes, 172 por quadros e 14 são mistas, ou seja, integram estudantes e quadros. As formações foram divididas em 64 grupos e no final desta primeira volta, que inclui a tomada de cinco decisões de gestão de uma empresa, apenas as equipas que na quinta decisão estiverem no topo dos seus grupos serão selecionadas para a segunda volta, agendada para setembro. Na segunda volta repete-se o processo. As equipas serão divididas em oito grupos de oito equipas, terão de tomar cinco decisões ao longo de cinco semanas e na última, as que estiverem na chefia dos seus grupos irão participar na final nacional. Na última etapa, a da final nacional, marcada para novembro, as equipas terão apenas um dia para decidirem sobre os destinos da sua empresa e a que obtiver o melhor resultado será a vencedora. Um prémio que lhe dará o direito de representar Portugal na final internacional do Global Management Challenge 2015 que se realiza em abril de 2016, em Macau.

A primeira edição da competição realizou-se em Portugal em 1980. A internacionalização desta iniciativa começou em 1981, com o Brasil e atualmente está presente em mais de 30 países. Ao todo este desafio de estratégia e gestão já envolveu meio milhão de pessoas em todo o mundo.