Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Waynergy vence prémio inovação Richard Branson

A Waynergy é o projecto vencedor da segunda edição do Prémio Inovação EDP Richard Branson, uma iniciativa conjunta da VISÃO, EXAME e EDP.

www.expresso.pt

A Waynergy apresenta um pavimento sustentável que, através de uma combinação de sistemas inovadores que utilizam fontes energéticas alternativas e renováveis, permite produzir energia eléctrica em espaços interiores e exteriores. 

Os convencionais mosaicos de pavimentos são substituídos por mosaicos com um sistema que permite a oscilação da superfície que, por sua vez, activa um sistema electromecânico que gera electricidade.

Este sistema, que difere de alguns já no mercado que usam sistemas piezo-eléctricos, pode ser aplicado em espaços interiores ou exteriores onde passam muitas pessoas ou veículos, tais como centros comerciais, estações de transportes públicos, espaços desportivos, etc.

A patente deste sistema tem já pedido formalizado. Os trabalhos finalistas do Prémio Inovação EDP Richard Branson de 2010 seleccionados pelo júri foram encaminhados para Sir. Richard Branson, presidente do Grupo Virgin, a quem coube a escolha final do vencedor que receberá um cheque no valor de 50 mil euros, que servirá para criar uma empresa que comercialize a invenção.

A 2.ª edição do Prémio Inovação EDP Richard Branson registou 38 candidaturas provenientes de norte a sul do País, 37 das quais consideradas elegíveis à luz do regulamento (que pode ser consultado em www.premioinovacao.pt).

Deste conjunto de trabalhos - que têm que se traduzir em projectos empresariais inovadores, propondo ganhos ao nível da utilização de energias renováveis, da eficiência energética e da redução de emissões de dióxido de carbono -, 16 enquadravam-se na categoria das energias limpas, 13 na categoria da eficiência energética, três no grupo das "redes inteligentes", outras três na classe do armazenamento e distribuição de energia e, por fim, dois trabalhos na área da captura e armazenamento de dióxido de carbono.

O prémio foi entregue ao projecto vencedor, numa cerimónia que decorreu no Museu da Electricidade e que contou com a presença do Presidente do Conselho Geral e Supervisão da EDP, António de Almeida, do Vice-presidente do Grupo Impresa Pedro Norton, e do Secretário de Estado da Energia e Inovação, Carlos Zorrinho.

O prémio Inovação EDP/ Richard Branson, lançado em 2008, destina-se a estudantes universitários e de mestrado, de qualquer área de estudo, e tem como objectivo incentivar os alunos a apresentarem projectos na áreas da inovação, do empreendedorismo e ambiente.