Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Economia

Vítor Gaspar diz que receitas são negativas

  • 333

Ministro das Finanças afirmou que se verificaram "valores abaixo do esperado para a receita fiscal e para as contribuições para a segurança social."

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, admitiu que a informação disponível sobre o comportamento das receitas "não é positivo", mas sublinhou que o Governo está empenhado em cumprir o défice para este ano. 



"Estes dados disponíveis traduzem um aumento significativo nos riscos e incertezas que estão associadas às expetativas orçamentais. O Governo está determinado a cumprir o teto para o défice de 4,5% para 2012, mas estamos totalmente conscientes de que o esforço necessário para atingir este valor é muito importante", disse Vítor Gaspar.



O ministro das Finanças explicou que se verificaram "valores abaixo do esperado" para a receita fiscal, nomeadamente do IRC,  e para as contribuições para a segurança social.



Vítor Gaspar realçou ainda que Portugal conta com o apoio dos outros países para cumprir o programa de ajustamento económico que se comprometeu com a troika.



"Contamos com o apoio dos nossos parceiros internacionais neste processo de ajustamento (...), [mas] não tomaremos a iniciativa de pedir nem mais tempo nem mais dinheiro", garantiu.



As declarações do governante surgem em antecipação aos números da execução orçamental, que deverão ser conhecidos na sexta-feira.