Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Visão divulga relatório que confirma lista VIP

  • 333

Revista revela relatório de auditoria sobre o que ficou conhecido como "lista VIP" nas Finanças. Nas bancas esta quinta-feira.

A revista Visão divulga esta quinta-feira um relatório de auditoria da Autoridade Tributária que confirma a existência do que ficou conhecido como "lista VIP": foi criado um mecanismo de alerta para impedir o acesso indevido, por trabalhadores do Fisco, a dados fiscais de um universo restrito de contribuintes. 

É a terceira semana seguida em que a revista divulga informação sobre este tema, que se tornou progressivamente polémico. Depois de a primeira notícia ter sido desmentida pelo governo, a Visão divulgou depois gravações de uma ação de formação no Fisco em que se "confessava" que as "fichas" de determinados contribuintes estavam sob alerta, para que quaisquer consultas por trabalhadores da Administração Tributária fossem imediatamente reportadas. Entre esses clientes estavam figuras públicas e personalidades políticas e mediáticas, como Passos Coelho, José Sócrates, Manuela Ferreira leite ou Ricardo Salgado.

Agora, a Visão faz capa com mais um indício da existência da tal lista VIP, que inicialmente havia sido desmentida. E cuja legalidade é questionada, por tratamento diferenciado de contribuintes. Além disso, há a questão de diversos funcionários do Fisco consultarem dados fiscais de contribuintes sem nenhuma razão processual que o justifique, o que também aponta para casos de eventual violação de privacidade.