Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Vídeo: 'Financial Times' sugere que Brasil anexe Portugal

Os problemas da dívida portuguesa seriam resolvidos se o Brasil anexasse Portugal. É esta a proposta radical de Edward Hadas, colunista do 'Financial Times'. (Veja vídeo)

A ex-colónia ajudava o velho império. Em poucas palavras é esta a tese de Edward Ghadas, colunista do 'Financial Times', que num artigo de opinião defende que a crise da dívida portuguesa poderia ser solucionada se o Brasil anexasse Portugal.

"Portugal e Brasil: inversão de papéis" é o título do artigo em que o autor explica os benefícios de Portugal juntar-se à antiga colónia, que hoje é uma potência emergente mundial, que cresceu 7,5% no ano passado, o melhor resultado desde 1986.

"O Brasil poderia resolver o maior problema português, comum a outros países da zona euro, absorvendo a sua dívida", afirmou Edward Ghadas.

O território luso passaria a ser outro Estado brasileiro, que representaria só 10% do PIB, mas, que segundo o autor, traria menos problemas do que a "cansada União Europeia".

O colunista refere, no entanto, que um dos obstáculos seria Portugal não querer esquecer a História e abdicar do seu estatuto. Proposta radical é pouco, não?

Clique aqui para aceder ao vídeo com a conversa entre Edward Ghadas e John Authers, responsável pela coluna do 'Financial Times'