Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Uma boa notícia: reembolso do IRS já arrancou

  • 333

Segundo dados divulgados a 31 de março pelo Ministério das Finanças, os trabalhadores dependentes e os pensionistas estão a utilizar cada vez mais a internet para entregar as declarações do IRS

DR

Apesar da Autoridade Tributária ter iniciado esta quarta-feira a transferência dos reembolsos do IRS, o processo pode alongar-se por depender também das entidades bancárias.

Os reembolsos de IRS dos contribuintes que entregaram as declarações via internet, nos primeiros dias de abril, começaram a ser feitos esta quarta-feira, disse à agência Lusa fonte do Ministério das Finanças.



Apesar da Autoridade Tributária ter começado hoje a proceder à transferência dos reembolsos do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares, a mesma fonte salienta, contudo, o facto de o processo não depender somente daquele organismo mas também das entidades bancárias.



Os trabalhadores dependentes e os pensionistas começaram no dia 1 de abril a entregar as declarações de IRS de 2014 através do Portal das Finanças, um meio cada vez mais utilizado pelos contribuintes, tendo até final do mês para o fazer. Segundo dados divulgados a 31 de março pelo Ministério das Finanças, os trabalhadores dependentes e os pensionistas estão a utilizar cada vez mais a internet para entregar as declarações do IRS.



Em papel, foram entregues este ano menos 53.823 declarações de IRS do que no ano passado, e na Internet, opção que foi disponibilizada este ano mais cedo, a 26 de março, já foram entregues mais 24.287 declarações do que no período homólogo.



A 1 de abril começou a primeira fase de entrega em papel das declarações de IRS de trabalhadores com rendimentos de outras categorias, como a B (correspondente ao trabalho independente). Para a entrega através do Portal das Finanças, os trabalhadores independentes têm o mês de maio.