Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Um dia no têxtil. O filme para hoje de Cavaco Silva

  • 333

O programa de hoje de Cavaco Silva é dedicado ao sucesso da indústria têxtil, sector que depois da crise e das tormentas conseguiu "dar a volta por cima"

A quarta jornada do roteiro do Presidente da República destaca o sucesso de três empresas têxteis do vale do Ave.

Um dia no têxtil. Este é o filme para hoje de Cavaco Silva, que realiza esta sexta-feira, no vale do Ave, a quarta jornada do Roteiro para uma Economia Dinâmica. O programa é dedicado ao sucesso da indústria têxtil, sector que depois da crise e das tormentas conseguiu "dar a volta por cima". Nas exportações, o ano de 2014 foi o melhor dos últimos 11 nas exportações, um resultado que não passou despercebido à Presidência da República.

Nesta jornada, Cavaco irá visitar a Impetus (Esposende) a Scoop (Famalicão) e a Riopele (Famalicão), empresas com histórias e modelos de negócios diferentes, que têm em comum o facto de se terem tornado casos de sucesso em diferentes segmentos de negócio.

Exportação em alta

Segundo dados fornecidos pela Presidência da República, a Riopele é das três a que apresenta o maior volume de negócios (71 milhões de euros em 2013), emprega mais de mil trabalhadores e é uma das grandes exportadoras nacionais.

Com 40 anos, a Impetus está especialmente vocacionada para a roupa interior masculina (exporta 90%) destacando-se no lançamento de gamas inovadoras como  a linha de saúde para incontinentes. Conta com 700 trabalhadores e vendas de 30 milhões de euros.

A Scoop foi criada 1991 e está vocacionada para o desenvolvimento de artigos de desporto, com especialização em áreas como o running, fitness', skiwear e underwear,  fornecendo grandes marcas, como a Tommy Hilfiger e a Rossignol. É uma PME, representativa do tecido industrial do têxtil e vestuário, com cerca de 70 trabalhadores (90% são mulheres). Exporta toda a sua produção que em 2014 foi de sete milhões de euros.

Além destas unidades, Cavaco Silva visitará o CeNTI - Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes e o CITEVE - Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário, ambos em Vila Nova de Famalicão.