Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Economia

Último dia de entrega da 1.ª fase do IRS pela Internet

  • 333

Termina hoje o prazo para entrega do IRS pela Internet para os contribuintes com rendimentos de trabalho dependente e/ou de pensões.

Termina hoje o prazo para entrega do IRS pela Internet para os contribuintes com rendimentos de trabalho dependente e/ou de pensões, que vão ter de pagar uma multa caso não respeitem esta data.

Este prazo destina-se aos contribuintes que entregam o Modelo 3 só com os anexos A,H, e J,

A falta de entrega ou o atraso na entrega da declaração do IRS é punida pelo Regime Geral das Infracções Tributárias com uma coima que varia em função do número de dias do atraso.

Reembolso em 20 dias

Se o contribuinte não regularizar a situação por sua iniciativa, os serviços levantarão um auto de notícia para posterior instauração do processo de contra-ordenação.

Se passados dois meses do prazo final o contribuinte ainda não tiver entregado a sua declaração, poderá ficar sujeito à multa até 2500 euros.

Quem optou pela apresentação electrónica de IRS, terá este ano como principal vantagem o pagamento do reembolso no prazo de 20 dias, sendo que o Governo já anunciou que está a conseguir pagar em cerca de 14 dias.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.