Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

TVI prestes a garantir Liga dos Campeões

RTP e SIC decidiram não apresentar propostas para a emissão dos jogos em sinal aberto da mais importante prova de clubes da UEFA.

Adriano Nobre (www.expresso.pt)

A TVI está prestes a garantir a emissão dos jogos da Liga dos Campeões em sinal aberto em Portugal a partir da próxima época: o canal da Media Capital foi o único a apresentar uma proposta para o efeito no concurso da UEFA para a aquisição dos direitos dessas partidas (uma por jornada) para o mercado português nas próximas três temporadas.

A data limite para a apresentação das propostas neste concurso terminava hoje de manhã e segundo informações recolhidas pelo Expresso junto de fonte oficial da SIC, a estação de Carnaxide "não apresentou nenhuma proposta".

Ontem à noite, a administração da RTP também já decidira não apresentar qualquer proposta para renovar os direitos de emissão desta prova, que esteve no canal público nos últimos anos. "Foi uma decisão de gestão, secundada e apoiada pelo acionista [Estado], que considera que esta é a decisão certa. Perde-se em termos de não ter o conteúdo, mas ganha-se em termos monetários", explicou o vice-presidente da RTP, José Marquitos, numa referência à poupança dos €5,7 milhões por ano que a operadora pagava anualmente por esse conteúdo.

TVI confirma proposta

Contactada pelo Expresso, fonte oficial da TVI confirmou apenas que a estação apresentou, de facto, uma proposta para comprar os direitos de emissão em sinal aberto da Liga dos Campeões. E embora tenha recusado comentar os valores propostos, a mesma fonte não se coibiu de reconhecer que a saída de cena da RTP permitirá à TVI pagar um valor inferior aos €5,7 milhões pagos nas últimas épocas pelo canal público.

"É evidente que, num processo competitivo, um menor número de concorrentes significa menor pressão sobre as condições financeiras. A atual conjuntura económica também introduz pressão adicional para que essas condições sejam o menos onerosas possível", resumiu a fonte da TVI.

Além deste concurso para a emissão em sinal aberto de um jogo de cada jornada da Liga dos Campeões nas próximas três épocas, a UEFA encerrou também hoje o concurso para a emissão dos restantes jogos da competição no sistema de pay-tv.

Esse concurso, que nos últimos anos só contou com a participação da Sport TV no mercado português, teve este ano um novo player nacional: Miguel Pais do Amaral também apresentou uma proposta para comprar estes direitos da Liga dos Campeões, numa operação que visa aumentar o leque de conteúdos desportivos a emitir no novo canal desportivo que o empresário pretende lançar no próximo ano.