Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Têxteis em peso em Frankfurt: 19 empresas na Techtextil em maio

  • 333

Dezanove têxteis portuguesas marcam presença na Techtextil, a principal feira internacional de têxteis técnicos, que decorre em maio em Frankfurt.

Dezanove têxteis portuguesas marcam presença de 4 a 7 de maio na Techtextil, a principal feira internacional de têxteis técnicos que decorre em maio em Frankfurt. O certame conta 1300 expositores de 48 países e espera receber a visita de 27.500 visitantes profissionais.

A Techtextil  funciona como uma plataforma central para a comercialização e abastecimento para os utilizadores e fabricantes de têxteis técnicos e não-tecidos de todo o mundo. 

Na edição de 2015, a representação portuguesa, organizada pela Selectiva Moda, conta com as empresas Cordex, Lipaco, Fisipe, Fitor, Coltec, ERT, Têxteis Penedo, CeNTI, Artefita, Smartinnovation, Fitexar, Endutex Revestimentos, A Penteadora, A. Sampaio & Filhos, Heliotextil, Gulbena, Faria da Costa, Idepa, e Manifesto Moda.  "É uma montra perfeita do que melhor se faz em Portugal em matéria de têxteis técnicos", realça Hélder Rosendo, subdiretor-geral do Citeve.

A participação coletiva vai ocupar seis espaços expositivos.

Novos produtos e novos mercados

No caso da Lipaco, a presença em Frankfurt justifica-se pela "importância do mercado alemão" nas exportações da empresa e "pela diversidade de clientes que  visitam o certame", diz Jorge Pereira, presidente da empresa.

Nesta edição, a Lipaco vai apresentar linhas de costura e fios texturizados, sendo que o destaque vai para "os fios polyester de alta elasticidade e as polyamidas vocacionadas para a indústria de meias".

Outra repetente na Techtextil é a Cordex que ambiciona este ano alcançar novos clientes para os seus produtos, em especial das regiões da Ásia e Médio Oriente, sem negligenciar "o reforço dos laços de parceria com os atuais clientes", diz o diretor de marketing Rui Vieira.

O certame "permite aos expositores avaliar as tendências de mercado e a evolução dos principais concorrentes", acrescenta do diretor da Cordex.

Já a Fitor, fabricante de fibras sintéticas, vai apresentar em Frankfurt fibras com novas funcionalidades, como o estímulo da circulação sanguínea, frescura, calor ou leveza.

A participação portuguesa é uma iniciativa da Associação Selectiva Moda com o apoio de fundos comunitários (QREN), no âmbito do projeto From Portugal. A ação faz parte de um conjunto de  87 ações internacionais no biénio 2014/15 que abarcam toda a fileira têxtil e moda, envolvendo um investimento de 12 milhões de euros.