Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Televisão paga ganhou mais 179 mil lares em 2014

  • 333

Ana Baião

Os quatro operadores de televisão por subsrição ganharam mais 179 mil clientes. Um crescimento que triplica o desempenho de 2013.

Durante 2014, mais 179 mil lares portugueses aderiram a um dos quatro operadores de televisão por subscrição. O crescimento de 5,7% (apesar de partir de uma base mais alta), triplica a expansão registada em 2013 (1,6%).

No fim de 2014, o serviço de televisãopor subscrição registava  3,35 milhões de assinantes (3,17 milhões em 2013), segundo dados da ANACOM. Em média, em cada mês aderiram mais 15 mil portugueses aos canais pagos.  Segundo a ANACOM, o crescimento registado no quarto trimestre foi de 1,7%.

NOS lidera, Vodafone cresce

O grupo NOS detém a quota demercado mais elevada de assinantes, com 44%, mas a sua posição de liderança tem registado um desgaste. No fim de 2013 era de 48%.  A quota da MEO (42%) estabilizou e  a Vodafone é o operador que regista um maior crescimento, duplicando em 2014 a sua quota. Representa 7,5% dos assinantes (3,5% em 2013) e já ultrapassou a Cabovisão, da Altice, que regista uma ligeira redução para 6,2% .

A subida do negócio da televisão paga foi impulsionada pelas ofertas suportadas em fibra ótica  (FTTH/B) - o número de subscritores aumentou 32,6%  em 2014.  A fibra tornou-se responsável por  18,7% dos clientes, sendo a tecnologia que mais tem vindo a crescer.