Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Teixeira Duarte reforça na Argélia. Torna-se no terceiro mercado com obra de 100 milhões.

  • 333

A Teixeira Duarte prospera na Argélia. Uma nova autoestrada eleva a carteira de obras para 350 milhões de euros.

A Teixeira Duarte (TD) reforçou em 97 milhões de euros a sua carteira na Argélia. O páis torna-se no terceiro maior mercado externo, ultrapassando Moçambique e Brasil.

Para 2016, a TD tem garantidas mais obras na Argélia do que em Angola. A construtora contava com contratos na Argélia de 250 milhões para 2015 e 2016 Com a nova adjudicação a carteira sobe para 350 milhões, de um valor global de 1,6 mil milhões (22%).

A constutora revelou em comunicado á CMVM que o consórcio em que participa ganhou uma empreitada rodoviária de 204 milhões. Como a sua participação no consórcio é de 47,5%, a produção que lhe cabe representa perto de 100 milhões.

De acordo com  a informação da TD, o agrupamento foi notificado pela Agência Nacional de Autoestradas da Argélia de que ganhara o concurso para a construção da ligação rodoviária entre o porto de Ténès e a autoestrada Este-Oeste que atravessa o pais. O prazo previsto para execução da obra é de 24 meses.

Dos 204 milhões de euros que vala a empreitada, 38,3% serão pagos em euros e os restantes na moeda local, o dinar argelino.

Em 2014, a TD terá faturado na Argélia 60 milhões de euros (8% da sua faturação na construção). Mas, com as obras em carteira a TD triplica já este ano a produção no pais. Angola, Venezuela e Brasil os principais mercados externos.