Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Taxa sobre transações financeiras pode render €55 mil milhões

Presidente da Comissão Europeia diz que o imposto sobre as transações financeiras poderá render €55 mil milhões por ano.

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, anunciou no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, que o executivo comunitário adotou hoje mesmo uma proposta para uma taxa sobre as transações financeiras que poderá render anualmente 55 mil milhões de euros.



"Nos últimos três anos, os Estados-membros, devo dizer os contribuintes, prestaram ajudas e garantias no valor de 4,6 biliões de euros ao setor financeiro.



É tempo de o setor financeiro dar agora uma contribuição à sociedade. É por isso que estou muito orgulhoso por anunciar que a Comissão adotou hoje uma proposta para uma taxa sobre as transações financeiras", disse.



Durão Barroso sublinhou que se a proposta hoje apresenta pelo seu executivo for implementada "pode gerar uma receita de cerca de 55 mil milhões de euros por ano".



"Algumas pessoas perguntam porquê. Porquê? É uma questão de justiça. Se os nossos agricultores, os nossos trabalhadores, todos os sectores da economia, da indústria à agricultura aos serviços, pagam um contributo à sociedade, o sector bancário deve também dar um contributo à sociedade", disse, perante os aplausos da assembleia.