Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Taxa de desemprego sobe para 14,1% em fevereiro

  • 333

Subiu 0,3 pontos percentuais relativamente a janeiro. Agrava-se tendência dos últimos meses. 

Joana Madeira Pereira e Sónia Lourenço

A taxa de desemprego estimada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) para fevereiro fixou-se em 14,1%. Este valor (ajustado da sazonalidade) é mais alto em 0,3 pontos percentuais ao estimado para janeiro. Contudo, é mais baixo do que o valor contabilizado pelo INE em fevereiro do ano passado, quando a taxa atingiu 14,9%.

Segundo o instituto, o aumento da taxa da desemprego resultou do acréscimo da população desempregada e da redução da população empregada.

Em fevereiro a população empregada diminuiu 0,3% em relação a janeiro. Foram menos 11,1 mil pessoas com postos de trabalho. Assim, a população empregada estimada foi de 4,4 milhões de pessoas.

Ao mesmo tempo, a população no desemprego aumentou 1,7% face ao mês anterior (11,7 mil pessoas), para 719,6 mil desempregados.

A taxa de desemprego em Portugal tem vindo, consecutivamente, a crescer desde novembro de 2014. Em outubro, mês em que o INE passou a publicar estatísticas mensais sobre o mercado de trabalho, fixou-se nos 13,6%. No mês seguinte, desceu 0,1 pontos percentuais, mas a partir daí foi sempre a subir. Agora, em fevereiro volta a ultrapassar o patamar dos 14%.

Esta publicação do INE reviu em alta o valor da taxa de desemprego de janeiro de 2015, que passou de estimativa inicial de 13,3% para um valor revisto de 13,8%.