Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Sunviauto instala base fabril do México

A Sunviauto, empresa de família Mota que produz bancos para automóveis, investe em unidade no México.

A Sunviauto, uma empresa de componentes automóvel detida pela família Mota, vai investir 1,6  milhões de euros na instalação de uma base fabril no México. A nova unidade vai dedicar-se à produção de bancos para autocarros.

A operação da Sunviauto no México  beneficia do programa "Internacionalizar em Parceria", lançado pela Caixa Capital e Mota-Engil Indústria e Inovação.   A CGD e o grupo Mota-Engil participam com 49% na empresa mexicana da Sunviauto.  Este é o sexto projeto de uma PME que  o programa "Internacionalizar em Parceria" apoia e financia.

Faturação no México de 5 milhões 

A Sunviauto, de Vila Nova de Gaia, foi fundada em 1969   evoluindo para um dos maiores fabricantes nacionais de da indústria de componentes para automóveis. Em 2013, faturou 20 milhões de euros.

A partir dos anos de 1990 iniciou a exportação para mercados europeus. Com este investimento, a empresa estreia-se com uma base fabril no exterior. A Sunviauto já exporta para o México, contando com importantes clientes no país. A base mexicana fornecerá outros mercados da América Latina e, em  velocidade de cruzeiro, empregará 60 pessoas, faturando cinco milhões de euros por ano.

Lançado há três anos, o programa "Internacionalizar em Parceria" financia projetos de raiz industrial que  se revelem viáveis e virtuosos.

O projeto da Sunviauto é o sexto apoiado e o segundo no continente americano, depois da entrada da Solargus no Peru. Os outros investimentos tiveram Angola e Moçambique como destinos. Os contratos já assinados envolvem 12,5 milhões de euros de investimento