Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Standard & Poor´s mantém rating mas melhora perspetiva

  • 333

Agência de rating continua a manter Portugal dois níveis abaixo de lixo, só que admite agora rever a notação no prazo de 12 meses

Expresso

A agência de notação de risco Standard & Poor´s (S&P) manteve hoje o rating da dívida portuguesa em BB, o segundo nível de 'lixo', mas melhorou a perspetiva de 'estável' para 'positiva'. A revisão do outlook foi justificada com a recuperação da economia e com o compromisso governamental com a consolidação das contas públicas.  

Em termos de previsões, a agência estima um crescimento médio do PIB de 1,8% em 2015 e 2016 e acredita que o défice pode ficar abaixo de 3% este ano (2,9%). A revisão do rating pode acontecer, admite a S&P, durante os próximos 12 meses.

Portugal tem, neste momento, classificação de 'lixo' nas três principais agências de rating mundiais: S&P, Moody´s e Fitch. Entre as quatro que são utilizadas pelo Banco Central Europeu para definir ativos aceites nas operações de política monetária, apenas a agência canadiana DBRS atribui nota positiva (de investimento) à dívida portuguesa.