Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Standard & Poor's corta rating de Portugal

A agência de notação financeira baixou a notação da dívida portuguesa de A+ para A-.

A agência de notação financeira Standard & Poor's cortou hoje em dois níveis o rating de longo prazo da dívida portuguesa de A+ para A-, numa altura em que a pressão sobre a dívida portuguesa faz subir os juros e penaliza a bolsa. 

 

A perspectiva da dívida pública portuguesa mantém-se negativa. 

 

Quanto à divida de curto prazo, o 'rating' português está agora na terceira posição, em A2. 

 

A agência de 'rating' havia cortado em janeiro do ano passado o 'rating' de longo prazo da República Portuguesa de AA- para A+ e em dezembro colocou a economia portuguesa sobre um Outlook (perspetiva) negativa. 

Mercados de olhos postos em Portugal 

Esta decisão surge numa altura em que os mercados financeiros estão a penalizar Portugal, essencialmente devido às hesitações dos parceiros europeus quanto à finalização do apoio financeiro à Grécia. 

 

Os responsáveis alemães, os que mais reticencias têm colocado no apoio e responsáveis pela maior fatia do bolo, têm vindo a público defender mais reformas e maior esforço à Grécia, para darem o seu aval aos 30 mil milhões de euros que serão emprestados pelos países do euro à Grécia, a que se juntam 15 mil milhões de euros que virão do Fundo Monetário Internacional. 

 

Nas últimas semanas Portugal tem estado no centro das preocupações, quanto a um eventual incumprimento, levando o 'spread' da dívida pública.

***Este artigo foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico***