Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Sonae Sierra com lucros de 96,3 milhões de euros

  • 333

Recuperação dos mercados europeus puxou pela empresa. Em Portugal, as vendas dos lojistas cresceram 5,5%.

A Sonae Sierra fechou 2014 com lucros de 96,3 milhões de euros, contra 3,6 milhões de euros registados no ano anterior, anunciou esta quinta-feira a empresa, proprietária de 46 centros comerciais, com um valor de mercado de seis mil milhões de euros.

O desempenho do ano passado reflete o efeito combinado da descida de 9% no resultado direto, para os  52,7 milhões de euros - devido a fatores como a variação cambial do Real e o reforço da estrutura corporativa da empresa, com o objetivo de responder ao crescimento em novas geografias -  e da subida de 181% no resultado indireto, que beneficiou da recuperação dos mercados europeus e da melhoria da performance operacional dos ativos, entre outros fatores, para atingir os 43,6 milhões de euros.

Com uma estratégia de internacionalização que assenta no desenvolvimento de projetos próprios e na prestação de serviços a terceiros, a Sonae Sierra regista uma taxa de ocupação global de 95,5% nos seus centros comerciais e viu as vendas dos lojistas do portfólio europeu cresceram 3,3% no ano passado, para uma base comparável.

Em comunicado, a empresa destaca o crescimento de 5,5% nas vendas dos lojistas em Portugal. Em Itália, a subida foi de 4,5% e no Brasil atingiu os 8,4%.

Para o presidente da Sonae Sierra, Fernando Guedes de Oliveira, os números obtidos em 2014 "traduzem a qualidade dos ativos e a eficiência da gestão da empresa num contexto macroeconómico que, apesar dos indicadores claros de recuperação, ainda regista sinais de volatilidade no sector imobiliário de retalho na Europa".

Aproveitar o ciclo de recuperação económica

Quanto ao futuro, o gestor afirma estar preparado para "aproveitar da melhor forma o ciclo de recuperação económica que se começa a verificar, com uma estratégia ativa de reciclagem de capital e a procura de novas oportunidades de negócio em mercados com potencial de crescimento".

No domínio da prestação de serviços, a Sonae Sierra juntou a China e a Rússia à sua carteira internacional, tendo assinado 41 novos contratos entre a Europa, Norte de África e Ásia em 2014, no valor global de 22,6 milhões de euros.

Na Roménia, arrancou a construção do ParkLake, que representa um investimento de 180 milhões de euros e tem inauguração prevista para 2016, e em Marrocos foi anunciada a construção do Centro Comercial Zenata, em Casablanca, com um orçamento de 100 milhões. Em Espanha, a empresa assinou um acordo com a McArthurGlen para o desenvolvimento de um Designer Outlet em Málaga que envolve 115 milhões de euros.

O NAV da empresa (valor de capitais próprios) em dezembro de 2014 era de 1,1 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 11,4% comparativamente ao valor apurado em 2013.