Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Sócrates garante que não há aumento de IVA

O primeiro ministro afirmou que o Governo não vai aumentar o IVA, sublinhando que essa medida não consta do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC).

O primeiro ministro, José Sócrates, garantiu hoje que o Governo não vai aumentar o IVA, justificando que essa medida que não está prevista no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), documento que se comprometeu a cumprir fielmente.      "O que vamos fazer é o que está no PEC. A senhora deputada vê lá o aumento do IVA? Não vê", disse o primeiro ministro no debate quinzenal no Parlamento, perante a insistência da deputada do Partido Ecologista "Os Verdes", Heloísa Apolónia.     "Estamos confiantes e seremos fiéis ao nosso programa. São essas medidas que importam tomar", sustentou José Sócrates. 

Confiança no PEC 

Na sua intervenção, a deputada ecologista insistiu na pergunta sobre se o Governo pretende aumentar o IVA, questionando se "o compromisso de não aumento dos impostos é ou não para valer".      Sócrates criticou Heloísa Apolónia por fazer "interpretações e especulações quando se responde de forma tão taxativa" e ironizou que "já no último debate parlamentar alguns já se dedicam à leitura de lábios para ver o que estamos a dizer uns aos outros", numa referência ao episódio do seu aparte a Francisco Louçã.     "Vamos aplicar o PEC, temos confiança nele. Responde às necessidades de equilibrar as contas públicas mas também de recuperação económica", referiu o primeiro ministro.     *** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.