Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Só quatro aviões levantaram voo

O sindicato de tripulantes garante que a adesão à greve é de 100%.

A greve dos tripulantes de cabine, que recomeçou hoje às 00h00, está a ter uma adesão de 100% e apenas quatro voos levantaram voo, segundo o sindicato.

"Apenas estamos a cumprir os serviços mínimos", disse ao Expresso o líder sindical Ivo Fialho. Em causa estão os voos para Toulouse, Nice, Bilbão e Valência.

De acordo com o sindicato, a companhia aérea transferiu passageiros para voos da TAP e contratou os serviços de outra transportadora.

À agência Lusa, a TAP, empresa dona da PGA, afirmou que foram recolocado "todos os passageiros e o impacto da greve está a ser reduzido".

Na base do protesto, que se repetiu sexta-feira, está o não cumprimento do acordo de empresa. O sindicato diz, no pré-aviso de greve, que há "permanentes violações às regras laborais estabelecidas no clausulado do Acordo de Empresa PGA/SNPVAC vigente, desrespeitando os mais elementares princípios da negociação coletiva e revelando um total desrespeito pelos direitos dos tripulantes de cabine, nomeadamente, pelo agravamento contínuo e sistemático das suas condições de trabalho".