Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Segway comprada por concorrente chinesa

  • 333

A Ninebot adquiriu a empresa norte-americana por um valor que não foi ainda revelado.

Constança Lameiras

A chinesa Ninebot anunciou a compra da Segway, ambas empresas que apostam no desenvolvimento de equipamentos para transporte de pessoas, segundo avança a imprensa internacional.

Rod Keller, presidente da Segway, citado pelo jornal Financial Times, refere que esta "aliança estratégica com a Ninebot deverá permitir a criação de produtos mais inteligentes e valiosos para os nossos clientes".

A empresa chinesa anunciou ainda que recebeu um financiamento no valor de 80 milhões de dólares (cerca de 75,5 milhões de euros) junto da empresa de telemóveis Xiaomi e da empresa de capital de risco Sequoia Capital, para ajudar a financiar a aquisição.

No ano passado o nome das duas empresas esteve associado, por razões diferentes. A Segway apresentou queixa contra várias empresas, entre as quais a Ninebot, por alegada violação de patentes.

Atualmente a Ninebot é responsável por um veículo de transporte de duas rodas, utilizado para transporte pessoal, semelhante ao da Segway.

Esta é mais uma mudança na estrutura da empresa norte-americana, que tem sofrido algumas alterações de proprietários nos últimos anos. Em 2010, a Segway foi comprada pelo investidor britânico James Heselden, que acabou por morrer num penhasco enquanto conduzia o veículo, em setembro do mesmo ano. Em 2013, a empresa passou para o grupo Summit Strategic Investments.