Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

"Se a Grécia não capitular, a Europa não tem opção senão correr com a Grécia"

  • 333

A frase é de Laurence D. Fink, presidente da maior gestora de ativos do Mundo, a BlackRock, numa conferência para investidores em Singapura."Os europeus não têm outra opção senão ser firmes", afirmou. 

O presidente da maior gestora de ativos de mundo, a BlackRock, defendeu hoje que "se a Grécia não capitular, a Europa não tem opção senão correr com a Grécia" para fora da zona euro.

Perante uma audiência de investidores, na conferência Credit Suisse Megatrends, em Singapura, Laurence D. Fink adiantou que a ameaça da Grécia entrar em incumprimento face aos seus credores e sair da zona euro criou um "risco sistémico". Países como Portugal e Espanha podem fazer o mesmo, avisou, citado pela agência Bloomberg.

A Grécia está com a corda na garganta, prestes a ficar sem dinheiro para fazer face ao pagamento de dívida e despesas. E um acordo com a União Europeia não parece estar perto de ser alcançado. 

Hoje, as ações dos bancos gregos seguem em forte queda enquanto os juros da dívida soberana grega disparam. Segundo a Bloomberg, o Banco Central Europeu preparou uma proposta de um plano para exigir mais garantias em troca de fornecer liquidez à banca grega.

Qualquer incumprimento por parte da Grécia obrigaria o BCE a restringir o fornecimento de liquidez aos bancos gregos, o que ainda iria piorar a atual situação, diz a Reuters.

Os juros da dívida soberana grega a 10 anos superam hoje os 13%, enquanto os da dívida a 5 anos está na casa dos 20% e os da dívida a 2 anos ronda os 30%.