Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Sattar preside também à KPMG Angola, mas diz que só pode responder a questões sobre a KPMG Portugal

Líder em Portugal preside também à firma angolana da KPMG, que audita o BES Angola.

Sónia M. Lourenço

Em resposta a sucessivas questões da deputada Mariana Mortágua sobre a firma angolana da KPMG, que audita as contas do BES Angola (BESA), Sikander Sattar, presidente da KPMG Portugal, acabou por dizer aos deputados na comissão parlamentar de inquérito ao caso BES, que é ele também o presidente da KPMG Angola.

Contudo, o auditor rejeitou responder a questões específicas sobre o BESA e o papel da KPMG Angola como auditora do banco, dizendo que estava presente na comissão como presidente da KPMG Portugal. Nesse sentido, apenas podia responder a perguntas sobre a ação e procedimentos da KPMG Portugal. Sobre o BESA e a KPMG angola, apenas fez referência a informação pública.

Uma resposta que deu origem a longos olhares dos deputados. 

Mais tarde, o deputado Duarte Pacheco acabou mesmo por referir que há "questões que do serão esclarecidas quando convocarmos o presidente da KPMG Angola" para ser ouvido nesta comissão.

o deputado João Galamba acaba por anunciar que o PS vai solicitar a audição na comissão do presidente da KPMG Angola. Ou seja, do próprio Sikander Sattar, que continua a ser ouvido esta tarde pelos deputados.