Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Salgado: substituíram o BES por uma marca branca

Ricardo Salgado diz que a destruição do BES foi um "erro", mas espera que o Novo Banco possa singrar. Salgado respondia as questões dos deputados na comissão parlamentar de inquérito ao caso BES.

O ex-presidente e líder histórico do BES, Ricardo Salgado, tem insistido que a solução para o BES foi um erro e que a crise financeira, a presença da troika e a ocultação de prejuízos por parte do contabilista tiveram peso no que aconteceu.

Duarte Marques, deputado do PSD, pergunta: se estava tudo bem, como explica que haja oito processos a decorrer em oito países diferentes?

Salgado afirma não saber se alguma coisa mudou. "Também não sei o que aconteceu. O que sei é que foi um erro a destruição do BES. Vamos ver o que acontece com o Novo Banco." E sublinha: "Deixem-me que vos diga - substituiu-se uma marca com nome e com 140 anos por uma marca branca e um símbolo efémero".

Já o deputado Duarte Marques desabafa, dando gás ao facto de Ricardo Salgado e os deputados terem estado durante a tarde a aconselharem a leitura de obras e conceitos de reputados autores: "Não quero recomendar mais livros, mas ler o código de conduta do BES já era bom".