Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Saiba como pode comprar a felicidade

  • 333

A máxima "o dinheiro não traz felicidade" parece não ser totalmente verdade. Quem o diz é Yishan Wong, fundador e CEO da rede social Reddit, que acredita que "o dinheiro pode comprar a felicidade".

Constança Lameiras

Para Yishan Wong, a máxima de que "o dinheiro não traz felicidade" não é totalmente verdade. O fundador e CEO da rede social Reddit, acredita que querer ter mais e mais dinheiro não é o caminho para a felicidade, mas que usar o dinheiro para obter o que é estritamente necessário e que contribui para a felicidade é a postura certa.

Com esta filosofia, Yishan Wong aconselha que se "concentre em gastar o dinheiro de forma a melhorar a sua felicidade e a reduzir os níveis de stress, e a ser cauteloso sobre como usá-lo para comprar coisas que os outros dizem para comprar".

Neste sentido, são apresentadas no Huffington Post 10 situações em que o dinheiro pode comprar a felicidade. No entanto, o objetivo não é que todas se apliquem, mas sim tentar aplicar uma ou duas da lista divulgada.

1.Compre uma cama confortável. Vai precisar de experimentar várias camas para encontrar a que melhor se adapta a si, e vai assim melhorar muito a qualidade do seu sono e consequentemente o seu dia. Não se esqueça que passamos cerca de 33% da nossa vida na cama, pelo que o colchão e os lençóis são muito importantes. Como são geralmente utilizados durante vários anos, é importante investir financeiramente nesta área.

2. Viva perto do trabalho. Estudos sobre a felicidade indicam que o tempo e a dificuldade na deslocação de casa para o trabalho e vice-versa conduzem à infelicidade. Uma casa perto do trabalho pode ser mais cara, mas vale a pena, uma vez que reduz a fadiga, a frustração e os nervos. O ideal é mesmo viver a uma distância que o permita deslocar-se a pé.

3. Compre um bom carro. Não precisa de estar na moda ou ser um carro de luxo, mas deve ser o carro adequado para si. Existe uma grande variedade de carros desenhados para diferentes personalidades, por isso explore para além da sua marca habitual e procure um carro com que se identifique.

4. Melhore a sua experiência no computador. Provavelmente passa muito tempo ao computador. Um computador lento ou que funcione mal causa muito stress. Arranje o seu computador. Em alguns casos pode mesmo precisar de um novo, mas este não é um investimento supérfluo, pois vai permitir que se concentre no seu trabalho e não perca tempo com questões mecânicas.

5. Crie um fundo para os imprevistos. O carro avaria e arranjá-lo pode custar centenas de euros. Como o seguro não cobre, vai ter de pagar do seu bolso. Crie um fundo para estas situações, no qual coloca dinheiro todos os meses. Este fundo deve ser utilizado para as situações inesperadas que precisam de dinheiro para serem resolvidas.

6. Dê gorjetas quando for comer fora. Pode não ser uma estrela, mas se quiser ser tratado como tal, deixar uma boa gorjeta pode ser um princípio. Em espaços que costuma frequentar, deixe uma gorjeta entre 20% a 25% da despesa. Assim, quando voltar os empregados já o vão reconhecer, memorizar as suas preferências, saber o seu nome e até perguntar pelo seu estado de saúde. Vai sentir-se como uma celebridade e até mesmo impressionar um amigo se o levar a jantar consigo.

7. Melhore o seu entretenimento. Tudo depende dos seus gostos. Gosta de filmes? Videojogos? Ouvir música? Todas estas experiências podem ser melhoradas se investir numa boa televisão, consola de jogos ou até mesmo numa aparelhagem com colunas surround. Pode custar muito dinheiro, mas o divertimento que proporcionam e o bem-estar que geram fazem o investimento valer a pena.

8. Viaje para visitar amigos e família. Alguns estudos mostram que as chaves para a felicidade passa por ter uma rede saudável de amigos e familiares. Por isso, se tem adiado a viagem para os visitar e costuma esperar pelas férias, invista algum dinheiro nesta opção. Eles vão ficar felizes por vê-lo.

9. Aprenda a cozinhar uma série de receitas e use ingredientes de primeira qualidade. A ideia é escolher um prato que goste e aprenda a cozinhá-lo. Faça-o várias vezes. Quando já o souber fazer, comece a investir em ingredientes de primeira qualidade. Convide os amigos e partilhe os cozinhados.

10. Faça Psicoterapia. De acordo com um estudo feito pela University of Warwick e pela University of Manchester, fazer terapia é "32 vezes mais eficaz no aumento da felicidade do que ter mais dinheiro". Isto implica que, se tiver algum problema que o preocupa, mesmo que seja algo simples, é preferível que gaste dinheiro num psicoterapeuta.