Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Recessão ainda não terminou na América

O National Bureau of Economic Research dos Estados Unidos ainda não declarou o fim da Grande Recessão naquele país iniciada em Dezembro de 2007.

Jorge Nascimento Rodrigues (www.expresso.pt)

O Comité de datação dos ciclos económicos nos Estados Unidos, o National Bureau of Economic Research (NBER), decidiu ainda não declarar o fim da Grande Recessão, iniciada em Dezembro de 2007, naquele país.

No comunicado que hoje divulgou, com base nas conclusões da reunião realizada em Cambridge (Boston, EUA) no dia 8 de Abril, o comité não considerou que existam dados que possam indicar o final do ciclo recessivo, anunciando uma data para o que tecnicamente se designa em inglês por "trough" (vala, depressão, entre dois ciclos).

O comunicado foi explícito ao declarar que seria "prematuro" anunciar tal data, apesar de vários indicadores já serem hoje nos EUA positivos. "Muitos indicadores são preliminares neste momento e poderão ser revistos nos próximos meses", sublinha o NBER.

O anúncio de um "trough" equivale a indicar que o ciclo recessivo terminou a sua fase descendente e que uma fase ascendente de um novo ciclo de expansão se abriu. Ao não anunciar este marco, o NBER deitou um balde de água fria em muitas análises optimistas.